Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Cartilha de Padre Inácio

A Cartilha de Padre Inácio

21/12/2019 Humberto Pinho da Silva

Contava meu pai, que sua avó, que não cheguei a conhecer, dizia a cada passo: “Isso estou farta de saber! Já vem na Cartilha do Padre Inácio! …”

A “Cartilha” era basilar na educação primária, já que além da Doutrina Cristã e orações, era livro de leitura. Ensinava as primeiras letras, a tabuada, as vogais, etc.…etc. Em 1813, ainda se usava ou pelo menos, imprimia-se, em Lisboa, a célebre “Cartilha”.

Todavia, a famosa “Cartilha” ou “Doutrina Cristã”, não foi escrita pelo Padre Inácio – como muitos supõem, – mas sim, pelo jesuíta, Marcos Jorge, Doutor em Teologia.

Mestre Inácio Martins, apenas atualizou, a “Cartilha” ou “Catecismo”. O aditamento, e o prestígio do Padre Inácio Martins, foram tão importantes, que o nome do verdadeiro autor foi praticamente eclipsado.

Em meados do século. XX, ainda se podia ouvir, referências à célebre “Cartilha”. Amiudadamente era citada em conversas ligeiras: “Isso é mais velho que a “Cartilha” de Padre Inácio! …” Querendo dizer: é velho e revelho.

Na notável “Prática, Em Dia de Arcanjo S. Miguel”, Padre Manuel Bernardes, refere-se à “Cartilha”, lamentando a degradação dos costumes, e censurando: No “ tempo do Padre Mestre Inácio Martins, não se ouviam palavras torpes e licenciosas”, como se escutavam, na rua, na época em que o Padre Manuel Bernardes, pregava.(*)

Desconheço a data exacta da primeira edição da “Cartilha”. Contudo posso adiantar, que remonta ao século XVI.

* Humberto Pinho da Silva

(*) Manuel Bernardes, nasceu, em Lisboa, no ano de 1644; e faleceu em 1710. A primeira edição, dos sermões, saiu em 1710.

Fonte: Humberto Pinho da Silva



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves