Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A checagem de antecedentes no setor público é uma necessidade iminente

A checagem de antecedentes no setor público é uma necessidade iminente

19/04/2022 Eduardo Tardelli

Dentro de diversos trabalhos realizados pelo Compliance, a checagem de antecedentes já é bem conhecida.

Amparada por empresas especializadas em coleta de dados, a medida é essencial para a contratação de terceiros e colabores, sejam eles temporários ou não.

Recentemente, foi divulgado que uma ex-estagiária do gabinete de um dos ministros do Supremo Tribunal Federal servia como fonte interna para um produtor de conteúdo investigado pelo próprio STF.

Diante deste cenário, é possível perceber a necessidade da checagem constante dos colaboradores, públicos ou não.

Para que o processo de contratação seja o mais eficiente possível, a investigação social não deve ser feita apenas quando o candidato é considerado apto a fazer parte do serviço público. Uma análise completa considera a vida profissional do servidor antes e enquanto ele exerce a função.

Todos que fazem parte das instituições públicas, seja em cargos de carreira ou políticos, prestam serviços à sociedade, e isso evidencia que o corpo social tenha confiança nessas pessoas para garantir a segurança das instituições e da democracia.

De acordo com a pesquisa EXAME/IDEIA de abril de 2021, praticamente metade da população (48%) mudou de opinião em relação às instituições públicas, e não foi para melhor. 27% dos que mudaram de ideia se dizem mais desconfiados e negativos.

Acostumados com escândalos de corrupção e fraude envolvendo o poder público em noticiários, o brasileiro, mais uma vez, se viu diante de mais um caso de gestão sendo usada para atender interesses pessoais.

Acontece que, a apatia causada pela recorrência de casos como esses não deve ser normalizada. É possível mudar este cenário com planejamento e ferramentas adequadas. O compliance tem um papel fundamental nesse processo.

Durante as 79 fases da Lava Jato, considerada uma das maiores operações de combate à corrupção na história do Brasil, retornaram aos cofres públicos R$ 5 bilhões.

Além disso, a previsão é que os condenados cheguem a devolver o valor total de R$ 22 bilhões ao longo dos próximos 20 anos, já que alguns dos mais de 270 acordos realizados pela força tarefa da operação envolvem pagamentos parcelados.

O custo da corrupção no Brasil é inestimável e, retirando de cena todas as questões políticas que envolvem o problema, é possível evitá-la.

O background check, aliado às medidas sólidas de compliance, consegue identificar inconsistências no setor público, garantindo um serviço transparente e eficiente, essencial para o futuro das próximas gerações.

* Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.

Para mais informações sobre compliance clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PiaR Comunicação



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes