Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A construção da gestão estratégica de pessoas em segurança

A construção da gestão estratégica de pessoas em segurança

07/02/2015 Cristiano Pimenta

Mais um ano inicia e os desafios na área de recrutamento e gestão de pessoas no mercado de tecnologia se agravam.

O aumento da dificuldade das empresas no preenchimento de vagas é real, seguido pelo desafio de reter talentos e mantê-los motivados.

No mundo onde as informações estão disponíveis com muita facilidade, nos deparamos com pessoas cada vez mais sonhadoras e insatisfeitas com a própria realidade. Muitas vezes, sem o delineamento claro do seu caminho profissional. Para que o desenvolvimento dos colaboradores ganhe novas direções em 2015, a preocupação e compromisso das companhias com as avaliações contínuas e a manutenção de um ambiente organizacional saudável torna-se um importante aliado para a gestão estratégica de pessoas, e não é diferente na área de Tecnologia da Informação e Segurança.

A partir de iniciativas bem aplicadas e desenhadas é possível fornecer com muito mais assertividade orientações e aconselhamentos, traçar metas e objetivos mais definidos, e conquistar o tão sonhado desempenho e resultados, alinhando as expectativas de todos os envolvidos: empresa, colaboradores e clientes. Em anos de carreira, focados na Gestão de Pessoas, vejo que uma das principais percepções para se chegar a este patamar é entender como o outro age frente aos desafios, principalmente dos negócios.

Em um mercado dinâmico, cercado por jovens profissionais ansiosos por oportunidades e aprendizado 365x7x24, as chances de naufrágio são grandes se a área de gestão de pessoas não contar com subsídios que sejam capazes de auxiliar na proposição das ações – subsídios estes que podem e devem partir dos próprios colaboradores. Ter a clareza da imagem e perfil do profissional, além dos pontos fortes e fracos e optar pela transparência no tratamento dessas questões é a melhor forma das empresas obterem a chance de encantar os seus colaboradores.

Ao final, líderes e equipes poderão construir juntos planos de desenvolvimento focados na trajetória e histórico de cada um, visando o desenvolvimento, palavra de ordem dessa nova geração. A comunicação também deve fazer parte da estratégia, assim como o estímulo ao diálogo e acesso direto às lideranças. Muitas empresas ainda colaboram para a manutenção de opiniões que se restringem às conversas nos corredores e no desabafo com o RH, completamente improdutivas para todo o processo.

O recomendado é criar um caminho que esteja aderente aos negócios da companhia e ouvir todas as partes, de modo que a empresa, cultura, processos e negócios estejam mais próximos do olhar de todos, atingindo a chamada sinergia. Nestes casos, as pesquisas de clima organizacional são instrumentos facilitadores que também ajudam a identificar e mensurar o nível de satisfação dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho, liderança, cultura, treinamento, remuneração, benefícios e, até mesmo, a comunicação interna da empresa.

O ambiente saudável e preservado proporciona meios para que o profissional encontre formas de se automotivar, focar no trabalho e render o que a empresa espera dele. É um processo em cadeia, que começa com o indivíduo e pode culminar com a evolução de toda a cultura de uma empresa. As ferramentas utilizadas são apenas os meios que conduzirão os gestores de pessoas à conquista da “rentabilidade” da área. O mais importante realmente está no respeito às aspirações individuais, em entendê-las e saber como trabalhá-las dentro dos processos e histórico de uma organização depois de diagnosticá-las, contribuindo sempre para a realização pessoal tanto de colaboradores quanto das demais pessoas que compõem uma organização.

*Cristiano Pimenta é diretor de Operações da Arcon.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre