Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A cor da luz e seus efeitos

A cor da luz e seus efeitos

31/08/2012 Cláudia Capello Antonelli

Ao comprar uma casa ou apartamento, levamos em consideração diversos detalhes, como a decoração, a maneira que os objetos estão distribuídos e suas cores.

Porém, uma das vertentes que, com certeza faz a diferença e contribui para melhorar o ambiente é a iluminação. Hoje, a luz é considerada uma das principais etapas do projeto de arquitetura. Detalhes como: sombra, cores, formas, texturas e proporções devem formar uma harmonia entre si e, juntamente com isso, aspectos, como a sensação de relaxamento, bem estar, conforto e preferência de quem vai permanecer no espaço devem ser considerados para compor um projeto luminotécnico eficaz.

Para atingir todas essas expectativas, um dos elementos que devemos considerar ao montar um bom projeto de iluminação é a temperatura de cor. Ela é a aparência ou tonalidade de uma fonte de luz e sua forma de medição é em Kelvin (K). Lâmpadas com temperaturas de cor 3.000K são consideradas “quentes” e possuem um aspecto amarelado.

Este estilo de iluminação é ideal para lugares aconchegantes, pois causam um efeito de relaxamento nas pessoas. Salas, dormitórios, espaços de lazer e conforto ficam excelentes com esta temperatura de cor. Já as de 5.000K têm uma aparência azulada e, ao contrário das de 3.000K, são chamadas de “luzes frias”.

Os modelos de lâmpadas que utilizam esta temperatura de cor são interessantes para lugares onde existe a necessidade de se executar uma tarefa, como, por exemplo, escritórios, cozinhas, lavanderias e áreas de serviço, já que induzem à concentração do indivíduo.

A combinação que dá certo

Outro fator para se considerar ao decorar ambientes é o uso da iluminação favorecendo as cores dos objetos. Um exemplo típico de como a junção desses elementos é importante é quando você observa um móvel em uma loja. Geralmente neste local, o móvel ou objeto é exposto com a iluminação adequada, mas nem sempre temos o mesmo tipo de iluminação em nossas casas.

O mesmo móvel sob diferentes tecnologias luminotécnicas ou sob tonalidades diferentes, resultam em diferentes ambientações. Por isso, a escolha de uma lâmpada com temperatura de cor mais apropriada, com a coloração e a sensação que se deseja obter, é de extrema importância para um projeto luminotécnico agradável. Criatividade, bom senso e escolhas coerentes são as palavras chaves para atingir este objetivo.

* Cláudia Capello Antonelli é formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Marketing e é gerente de Produto da OSRAM.



Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.