Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Democracia, infelizmente, venceu!

A Democracia, infelizmente, venceu!

02/11/2014 Roberto Lacerda Barricelli

Presenciamos a festa da democracia, que serve apenas aos que idolatram o estado e dele querem tomar posse, deixando para nós a ressaca.

A democracia é o sistema que institucionaliza o lobby de grupos de interesse ligados aos “donos” do estado, sejam as tais “minorias oprimidas”, como também empresários amigos do rei. A verdade é que a democracia permite a captura do estado por esses grupos e a utilização desse para promover agendas totalitárias. Na democracia uma minoria organizada é capaz de dominar toda a maioria e transformá-la em uma grande massa de manobra, separada em grupos distintos. É a ditadura das minorias pro0movendo a ditadura de uma pseudomaioria.

A desculpa é a promoção dos direitos dos grupos minoritários, contudo, deixam de fora dessa equação justamente a menor minoria existente: o indivíduo. Não há mais indivíduos sob o regime democrático. Ou você pertence a algum grupo, e de preferência um daqueles que tem a prioridade e amizade do rei, ou será forçosamente jogado em algum grupo, catalogado de acordo com os interesses daqueles que dominam a democracia. Obviamente o catálogo conta com os seguintes grupos: “elite branca”, “burguês”, “coxinha”, “fascista” (?), “machista”, “intolerante” (??), “nazista” (???), “reacionário” e “capitalista”.

Esses são os principais, que podem se subdividir de acordo com a necessidade dos catalogadores, imperadores da desonestidade, a tal ponto, que se você é contra o estado, então, você é fascista (sendo que o fascismo é “tudo pelo estado e para o estado, nada fora do estado”), se você defende determinados valores és intolerante (e serás espancado, achincalhado, etc, por pessoas de determinados grupos apenas por discordarem de você, mas tu que és o intolerante) e se fores contra a ideologia dominante, então, serás nazista (mesmo sabendo que o nazismo é filho de tal ideologia e com ela compactua, sendo exatamente o oposto do que tu defendes).

Esta é a grande e maravilhosa democracia, onde a vontade de uns se sobrepõe a vontade de todos os demais, ignorando-se os valores e desejos individuais. Onde 50,00001% decidem quem governará os demais 49,99999% (na verdade, basta 50% mais 1, ou seja, 50 milhões mais um decidem quem governará os demais 49.999.999). Perceba que não há a opção de não ser governado por ninguém, não há a opção de governar-se a si mesmo, pois és obrigado a escolher alguém que sequer imagina que tu existes, para decidir por você o que é melhor para ti, como se essa pessoa que sequer sabe da vossa existência e ficará praticamente inacessível a ti, seja capaz de decidir por você melhor do que você.

Este sistema necessariamente conduz a um estado totalitário, ao socialismo, através da democratização de tudo e de todos. A democracia no máximo nos dá o direito de tentar escolher nosso algoz, correndo o risco de ter que aceitar que ele seja escolhido por outra pessoa, como ocorreu nestas eleições, com 51% dos eleitores impondo sobre os demais 49% quem deve governá-los, independente da vontade destes. Isso sem contar os 20% que se absteram e os 6% entre brancos e nulos, que claramente não escolheram nenhuma das opções disponíveis. No fim, você não tem sequer o direito de não querer ser governado por ninguém.

*Roberto Lacerda Barricelli é Jornalista, Assessor de Imprensa do Instituto Liberal e Colunista do Clube Farroupilha, Club Miss Rand e Liberdade em Foco.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes