Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Dieta Prometida

A Dieta Prometida

03/12/2015 Flávio Melo Ribeiro

Os últimos anos foram marcados pela preocupação com a saúde do corpo.

Para tanto, aumentou a oferta de alimentos naturais e funcionais, foram criados diversos programas de atividades físicas, surgiu uma variedade de dietas.

As indústrias de cosméticos e moda criaram produtos voltados à saúde do corpo, mas também ditam um padrão de beleza que contrasta com o sobrepeso do corpo tão comum atualmente.

A racionalidade de um corpo “belo, magro e saudável” leva muitas pessoas à insatisfação com seu próprio corpo e gera ansiedade em busca de um julgamento positivo por parte das outras pessoas.

Por mais campanhas que apontam que a pessoa deve sentir-se bem com o corpo que tem, a frustação de não ter um corpo dentro dos padrões ditados pela mídia faz optar por dietas que, em sua maioria, não são levadas ao fim.

Mesmo as pessoas que precisam fazer um controle alimentar por algum problema de saúde burlam a dieta. Mas por que a promessa de emagrecer perde rapidamente seu poder de convencimento?

Em ambos os casos em que a pessoa decide eliminar o sobrepeso, seja a busca por saúde ou por beleza, o mais comum é prometer que fará uma dieta e alcançará seu objetivo.

Para isso, define uma data (a mais comum é a segunda-feira seguinte) para começar, uma meta (emagrecer tantos quilos em determinado número de semanas) e define determinadas atividades que nunca ou pouco fez na sua vida para começar a realizar.

Por fim, promete que não comerá o que considera inadequado. Na segunda-feira, a pessoa que livre e sinceramente decidiu não mais comer determinados alimentos, ao se aproximar da geladeira vê naufragarem suas decisões.

A angústia diante dos alimentos “proibidos” mostra a ineficácia da promessa por si só. Isso ocorre porque a promessa já faz parte do passado e é uma possibilidade como qualquer outra.

A pessoa fica se lembrando da promessa feita, do sobrepeso ou da doença a superar, a fim de levar a diante a “obrigação”. Depois de erguer pacientemente barreiras e se enfurnar no espaço mágico da promessa, percebe com angústia que nada impede de comer o que quiser, pois o passado não define o que será no futuro.

Como escapar dessa situação e manter a dieta de maneira eficaz? Leia a solução no blog wwwflaviomeloribeiro.com.br.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves