Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Dieta Prometida

A Dieta Prometida

03/12/2015 Flávio Melo Ribeiro

Os últimos anos foram marcados pela preocupação com a saúde do corpo.

Para tanto, aumentou a oferta de alimentos naturais e funcionais, foram criados diversos programas de atividades físicas, surgiu uma variedade de dietas.

As indústrias de cosméticos e moda criaram produtos voltados à saúde do corpo, mas também ditam um padrão de beleza que contrasta com o sobrepeso do corpo tão comum atualmente.

A racionalidade de um corpo “belo, magro e saudável” leva muitas pessoas à insatisfação com seu próprio corpo e gera ansiedade em busca de um julgamento positivo por parte das outras pessoas.

Por mais campanhas que apontam que a pessoa deve sentir-se bem com o corpo que tem, a frustação de não ter um corpo dentro dos padrões ditados pela mídia faz optar por dietas que, em sua maioria, não são levadas ao fim.

Mesmo as pessoas que precisam fazer um controle alimentar por algum problema de saúde burlam a dieta. Mas por que a promessa de emagrecer perde rapidamente seu poder de convencimento?

Em ambos os casos em que a pessoa decide eliminar o sobrepeso, seja a busca por saúde ou por beleza, o mais comum é prometer que fará uma dieta e alcançará seu objetivo.

Para isso, define uma data (a mais comum é a segunda-feira seguinte) para começar, uma meta (emagrecer tantos quilos em determinado número de semanas) e define determinadas atividades que nunca ou pouco fez na sua vida para começar a realizar.

Por fim, promete que não comerá o que considera inadequado. Na segunda-feira, a pessoa que livre e sinceramente decidiu não mais comer determinados alimentos, ao se aproximar da geladeira vê naufragarem suas decisões.

A angústia diante dos alimentos “proibidos” mostra a ineficácia da promessa por si só. Isso ocorre porque a promessa já faz parte do passado e é uma possibilidade como qualquer outra.

A pessoa fica se lembrando da promessa feita, do sobrepeso ou da doença a superar, a fim de levar a diante a “obrigação”. Depois de erguer pacientemente barreiras e se enfurnar no espaço mágico da promessa, percebe com angústia que nada impede de comer o que quiser, pois o passado não define o que será no futuro.

Como escapar dessa situação e manter a dieta de maneira eficaz? Leia a solução no blog wwwflaviomeloribeiro.com.br.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros