Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A evolução da contabilidade – uma importante aliada às investigações

A evolução da contabilidade – uma importante aliada às investigações

15/04/2021 Daiane Nabuco

A origem da contabilidade é muito antiga, desde os primeiros registros necessários quando da troca e venda dos comerciantes sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Se falarmos de algumas funções do contador tradicional estão os serviços de escrituração contábil e declarações fiscais.

Muito foi o caminho percorrido pela contabilidade e hoje o profissional vem ganhando destaque em vários mercados como a Auditoria, Controladoria, Atuarial e em áreas como a Contabilidade Forense.

As atividades de contabilidade forense se utiliza dos conhecimentos de contadores contemplando uma maior exigência em seus padrões, aplicando esses conhecimentos em vários casos investigativos.

Nos últimos anos, com a operação Lava Jato, muito se ouviu sobre: “Doleiros acusados de cometer crimes financeiros utilizando recursos públicos”, “propina repassada para doleiros e lobistas que pagavam políticos e funcionários público”, “registros financeiros inadequados”, “pagamentos intencionais com objetivo de obter vantagens”, “desvios, entre outras alegações.

A contabilidade forense vem para auxiliar na resposta à alegações de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, fornecendo respostas independentes à uma investigação.

É necessário uma visão ampla sobre o caso em questão, podendo se utilizar de várias condutas, tais como: testes analíticos, análises de tendências, avaliação documental, quantificação dos valores de registros em questão, assim como auxiliar em implantações de controles para mitigação de riscos à companhia, todas as atividades a depender do que é viável ao caso analisado.

Considerando todas as possíveis análises dos registros contábeis da companhia, a evidência pode ser utilizada em relatórios como prova em litígios.

Um ponto importante que não podemos deixar de lado é a Tecnologia, no qual, casa-se perfeitamente com as atividades da contabilidade forense, onde dados extremamente volumosos são coletados e tratados em ferramentas que nos possibilitam melhores análises, conclusões e menos onerosidade à companhia, que, muitas vezes se encontra num momento delicado financeiramente em uma investigação.

Quais serão as novas atividades e possibilidades no futuro no mundo da contabilidade?

* Daiane Nabuco é diretora na Charles River Associates Brasil.

Para mais informações sobre contabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sabe Comunicar



Empresa Cooperativa x Empresa Capitalista

A economia solidária movimenta 12 bilhões e a empresa cooperativa gera emprego e riqueza para o país.


O fundo de reserva nos condomínios: como funciona e a forma correta de usar

O fundo de reserva é a mais famosa e tradicional forma de arrecadação extra. Normalmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado ao fundo.


E se as pedras falassem?

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!


Smart streets: é possível viver a cidade de forma mais inteligente em cada esquina

De acordo com previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050.


Quem se lembra dos velhos?

Meu pai, quando se aposentou, os amigos disseram: - " Entrastes, hoje, no grupo da fome…"


Greve dos caminhoneiros: os direitos nem sempre são iguais

No decorrer da sua história como república, o Brasil foi marcado por diversas manifestações a favor da democracia, que buscavam uma realidade mais justa e igualitária.


Como chegou o café ao Brasil

Antes de Cabral desembarcar em Porto Seguro – sabem quem é o décimo sexto neto do navegador?


Fake news, deepfakes e a organização que aprende

Em tempos onde a discussão sobre as fake news chega ao Congresso, é mais que propício reforçar o quanto a informação é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa.


Superando a dor da perda de quem você ama

A morte é um tema que envolve mistérios, e a vivência do processo de luto é dolorosa. Ela quebra vínculos, deixando vazio, solidão e sentimento de perda.


A onda do tsunami da censura

A onda do tsunami da censura prévia, da vedação, da livre manifestação, contrária à exposição de ideias, imagens, pensamentos, parece agigantar em nosso país. Diz a sabedoria popular que “onde passa um boi passa uma boiada”.


O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?


Anedotas com pouca graça

Uma anedota, de vez enquanto, cai sempre bem; como o sal serve para temperar a comida, a anedota também adoça a conversa ou o texto.