Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A evolução da teoria da relatividade

A evolução da teoria da relatividade

09/03/2010 Alexandru Solomon

Qual a sua idade? Hoje o tempo está nublado!O poder do jornalista não se baseia no direito de perguntar e sim no direito de exigir uma resposta. Milan Kundera

Aparentemente, fazer política é ter respostas a todas as perguntas. Até aí, nihil sub sole novum. Caso a resposta seja incômoda, é melhor responder qualquer coisa, jamais ficar calado. Silêncios fatais foram os de Alckmin quando acusado de, se eleito, privatizar a Petrobrás, ou de Gulherme Afif (na campanha de 89) quando acusado por Covas de faltar a muitas sessões parlamentares. O silêncio constrangido equivale a uma derrota. Portanto, a regra é: responder, responder sempre. A boa velha receita dos cursinhos "não deixem questões em branco!".

Essa maneira irritante de fugir ao embaraço que uma resposta direta (e correta) poderia proporcionar à imagem que se deseja passar ao público fica ainda mais clara quando se fala em números. Se o número for incômodo, não tem importância, apresente-se outro, mesmo se pertencer a outro campo de definição. Se por acaso, não houver número disponível, jogue-se um conceito qualitativo. Um exemplo hipotético: Por que tal obra custou 150% a mais que o orçado? Resposta: pela primeira vez aquela comunidade carente terá banda larga à sua disposição. Pronto. A 'resposta' foi dada. Existem casos piores, quando a resposta é uma verdade absoluta que, no entanto, pouco ou nada tem a ver com a pergunta original. Algo como: Qual a inflação prevista para 2010? Resposta: O nível de nossas reservas supera atualmente U$ 240 bi. Os bajuladores chamam isso de jogo de 'cintura'.

Na entrevista publicada no Estadão o presidente Lula ilustra bem essa suposta arte. Perguntado qual seria a reação à acusação de haverem sido criados mais de 100.000 empregos públicos no seu governo, respondeu: Anote aí um número. Para 191 milhões de brasileiros há apenas 11 funcionários comissionados para cada 100.000 habitantes, quando no Estado de São Paulo há 31 e na Prefeitura 45.


Densa neblina. Foi fornecida uma informação, provavelmente correta. Segundo Jean Baudrillard: “A informação pode dizer tudo. Ela possui todas as respostas. Mas são respostas a perguntas que não formulamos”. Ninguém fez referência ao número de funcionários comissionados.


A prevalecer a aritmética e a boa velha regra de três, 100.000 funcionários em relação a 191 milhões de habitantes significam algo como 52 funcionários para cada 100.000 habitantes.


O público - pelo menos aqueles que se dispõem a fazer contas - fica sem entender nada. São 52 ou 11? Será que nem todos foram comissionados? Será que de cada 52 funcionários públicos apenas 11 são comissionados? Será que essa taxonomia comissionados/não comissionados rege os quocientes no Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura? Não estamos discutindo o teorema de Fermat, por que não usar as mesmas unidades?


E, finalmente, a criação dos 100.000 empregos públicos era necessária? Nem vale a pena formular essa pergunta, porque a resposta já está pronta - apesar de nada (ou tudo) dizer, dependendo do lado do guichê no qual se está: "O Brasil precisa de mais educadores, médicos, auditores etc.". Ninguém discutirá a necessidade de haver mais profissionais nessas áreas, mas será que eles representam, ao menos, boa parte desse recrutamento? A armadilha do 'aparelhamento' foi driblada. Enquanto o público se queda meditabundo, a fila andou. Outras perguntas, outras respostas.


Os debates da campanha eleitoral que se aproxima, com aquelas regras insuportáveis, prometem.

Paul Samuelson tinha razão ao afirmar que as boas perguntas não se contentam de respostas fáceis. O saudoso Nobel de Economia fazia referência a perguntas e respostas intelectualmente honestas. Em política o caminho mais curto entre dois mandatos é uma "reta sinuosa", pontilhada de preferência. “Tudo isso cansa, tudo isso exaure”, já dizia Machado de Assis.

* Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado