Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A farra da indenização

A farra da indenização

20/03/2009 Dirceu Cardoso Gonçalves

As discutíveis indenizações aos perseguidos do regime militar voltam a ocupar grande espaço na mídia.

Aquilo que começou com a vontade dos governantes de então de premiar a si próprios e a seus amigos e correligionários envolvidos e supostamente prejudicados, virou uma enxurrada de pedidos. Além dos perseguidos, agora também querem ser indenizados os agentes do próprio regime e até os reconhecidos torturadores que, seguindo ordens ou não, emporcalharam a consciência nacional. Todos pleiteiam altas somas pagas com o suado dinheiro público, vindo da arrecadação de impostos, cuja finalidade é prestar serviços à comunidade. A questão das indenizações aos perseguidos causa náusea. Indivíduos que no passado suaram a mão de sangue agindo em nome de suas bandeiras ideológicas e se insurgiram contra o governo vigente, passaram a reivindicar prêmios por essa atuação.

E o pior é que a legislação foi montada de forma a legitimar essa verdadeira sangria aos cofres públicos. Os ditos patriotas de ontem ou suas viúvas, filhos e netos acabam recebendo grandes boladas, que escandalizam a sociedade. Logo, estão mais para mercenários que para patriotas. A farra é permanente. Até agora foram gastos R$ 2,5 bilhões e a estimativa é de que até o final de 2010 o desembolso chegue a R$ 4,5 bilhões em indenizações e outros benefícios reconhecidos e concedidos a 63 mil anistiados. É uma formidável quantia que o povo pagará sem ter tido a oportunidade de optar pela contratação ou não do "serviço". Essa gente já deveria estar grata e satisfeita com a Lei de Anistia, que as livrou da cadeia! Até figuras que enriqueceram, ganharam mandatos e se deram bem por terem participado da luta armada e da oposição forte ao regime militar, agora recebem a "reparação".

Se fosse analisar bem, elas teriam de devolver algo aos cofres públicos pois só chegaram onde estão em razão da militância do passado. Em vez de prejudicadas, foram beneficiadas pela suposta perseguição sofrida. A indenização aos perseguidos políticos abre um sério precedente. Na medida em que estes senhores e senhoras e seus descendentes são indenizados pela ação que, no passado, assumiram o risco de promover, também poderão pleitear indenização todos os que montarem um negócio e o negócio não der certo. Se os que transgrediram a lei são indenizado, o quê dizer daqueles que fazem tudo dentro da lei e não têm sucesso? É coisa para se pensar... Para ser justo, o governo não deveria indenizar ninguém que participou da luta armada ou se diz vítima da repressão. Deveria apenas socorrer, com pensão humanitária de pequeno valor, aqueles que não tiverem com o que viver. Indenizar o sonho e os arroubos do passado é a maior injustiça que se comete com toda a população.

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes