Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A força das marcas regionais de compras coletivas

A força das marcas regionais de compras coletivas

22/12/2011 Paulo Funada

Em um mundo cada vez mais globalizado, as marcas regionais de compra coletiva precisam encontrar diferenciais para sobreviver frente à concorrência das grandes empresas nacionais e internacionais.

A força das marcas regionais de compras coletivas

Sem poder competir com os vastos recursos, enormes estruturas e profissionais gabaritados das empresas de grande porte, as empresas locais assumem uma identidade própria e uma dinâmica toda especial para sobreviver em um mercado de livre concorrência. Dentre o arsenal das marcas regionais se encontram virtudes como agilidade, conhecimento local, cultura regional, logística, confiança da comunidade e proximidade de relacionamento, que, no final, contam pontos decisivos na hora da conquista pela preferência do consumidor que mora ao lado. Entender as particularidades de cada região, encontrando soluções que atendam as necessidades do ambiente é uma das grandes dificuldades que os gigantes do mercado de compra coletiva enfrentam.

Pois, instintivamente, querem replicar a padronização e nivelação dos produtos e serviços advindos da matriz, mas que nem sempre são os mais indicados para o lugar. As marcas regionais por terem nascido dentro da comunidade local, naturalmente possuem um contato muito mais próximo com o consumidor e com os fornecedores, entendem melhor a cultura do povo e transmitem uma sensação maior de cumplicidade, respeito e acolhimento. Apesar de objetivos similares, como a busca por maiores fatias de mercado, audiência, aumento de rentabilidade e expansão dos negócios, os pontos intangíveis de ligação com a marca regional pode fazer toda a diferença na preferência dos clientes e dos parceiros comerciais na hora de fechar negócio. Outra questão importante refere-se à visão com relação ao mercado local, enquanto que, para as grandes empresas uma determinada região significa apenas mais um pontinho no mapa, para uma empresa local aquilo é o seu mundo todo, afinal suas raízes e a sua vida estão lá.

Em decorrência disto, as atitudes, a dedicação e os interesses das empresas regionais tendem a ser muito mais sociais, abrangentes e sustentáveis do que as empresas “de fora”.  Segundo Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding: “As origens, hábitos locais e o folclore são respeitados pelas marcas regionais. Os consumidores se sentem mais confiantes por saberem que a fábrica está localizada na sua cidade ou Estado. Além disso, essas marcas confirmam a presença da pessoa no local em que consome, criam o sentimento de pertencer a um grupo, o que gera mais segurança”. É preciso lembrar, apenas, que a grande empresa não é grande por acaso, ela também começou como uma marca regional de sucesso em alguma localidade, e o seu crescimento e desenvolvimento são frutos de méritos e esforços. A experiência de um modelo de negocio testado e aprovado, com certeza, ajuda nos momentos de expansão e na busca de novos horizontes.

Portanto, não existe um modelo ideal onde as marcas regionais reinam ou as marcas globais imperam, existe sim, um ambiente competitivo de mercado onde cada uma, precisa encontrar o seu espaço e correr atrás de seus valores e objetivos. O importante é manter um jogo justo e leal, onde haja união de esforços para preservar e fortalecer o mercado de compras coletivas, pois, sempre que um determinado site ou determinada oferta não cumpre com o prometido ou desrespeita o código de defesa do consumidor, isso recai negativamente sobre todos os outros, independente do porte ou da localidade. A luta é árdua, no campo de batalha onde “sardinhas” e “tubarões” se encontram atrás das mentes, corações e bolsos dos consumidores em qualquer lugar do mundo, apenas uma coisa é certa, quem sempre dá a palavra final é o cliente, que no meio de tudo isso, possui cada vez mais opções e se beneficia de produtos e serviços de melhor qualidade.

Paulo Funada* é diretor executivo do site Mercado Zero.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves