Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A greve dos oportunistas

A greve dos oportunistas

07/06/2018 Bady Curi Neto

A paralisação dos caminhoneiros despertou amor e ódio da população.

Várias pessoas defenderam o movimento como legítimo, dizendo que o preço do combustível não poderia sofrer tamanha oscilação em razão do valor do barril do petróleo internacional.

Outros enxergaram a greve como abusiva, atingiam setores da sociedade que ficavam reféns dos caminhoneiros e das empresas de transportes. Hospitais, escolas, serviços públicos e etc., tiveram suas rotinas alteradas em razão do não fornecimento de combustíveis, alimentos, medicamentos, enfim tudo aquilo que depende de ser transportado.

Vivenciou-se nos últimos dias um verdadeiro caos social. O governo, pressionado, negociou com a classe e tomou as providências emergenciais cabíveis e possíveis para debelar a paralisação.

Alguns políticos, da turma do quanto pior melhor, insuflaram o movimento, com pessoas totalmente divorciadas da atividade de transporte, tentando transformá-lo em um movimento político e não de classe, o que é lastimável.

Fato é que a nação não pode se tornar refém de nenhuma classe trabalhadora, mesmo que suas reivindicações, à primeira vista, possam ser justificáveis. Não é plausível o adiamento de cirurgias em hospitais, a falta de oxigênio, fechamento de postos de saúde, falta de alimentos, falta de combustível para a segurança pública, apenas para citar alguns exemplos, ocasionados pela paralisação desordenada dos transportadores.

Apesar de favorável à todas as manifestações, desde que ordeiras e livres, não coaduno com a sua imposição. Inconcebível o fechamento de estradas impedindo o direito de ir e vir da população que nada tem com aquela manifestação.

Agressões são um verdadeiro despautério àqueles que não aderiram ao movimento ou aqueles que se deram por satisfeitos pelas medidas governamentais e pretendem voltar as suas atividades. Nestes casos, se o uso da força se fizer necessário, que seja a força estatal, para impedir este tipo de coação.

Agora, em uma atitude oportunista, vendo as consequências do desabastecimento de combustíveis e a paralisação do transporte de cargas, os funcionários da Petrobras e suas subsidiárias pretendiam pegar carona no caos social, anunciando uma greve (paralização de 72 horas), de natureza ”política-ideológica”, como dito pela Advocacia-Geral da União (AGU), certo que o Sindicato dos Petroleiros fazem reivindicações outras, a exemplo do pedido da demissão do presidente da Petrobras, que não de cunho trabalhista.

Instado a decidir sobre a greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de liminar deferida pela M. Maria de Assis Calsing, a impediu, afirmando que "Beira o oportunismo a greve anunciada, cuja deflagração não se reveste de proporcionalidade do que poderia, em tese, ser alcançado com a pauta perseguida e o sacrifício da sociedade para a consecução dos propósitos levantados".

Sobre a decisão o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, afirmou que "a categoria não se intimidará", desrespeitando a decisão do TST. É de se perguntar: que direito de liberdade é este daqueles que impõem a greve por coação aos colegas de profissão ou daqueles que não respeitam as decisões judiciais?

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto