Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A hora do impossível, é agora

A hora do impossível, é agora

24/03/2009 Dirceu Cardoso Gonçalves

Um dos destaques da semana foi o firme pronunciamento do presidente Lula pelo fim do bloqueio dos EUA a Cuba.

"Vamos fazer política pensando no século 22" - conclamou o mandatário brasileiro, em Nova York, onde aconselhou todos a "deixarem para trás os anos 60", quando foi imposto o bloqueio à ilha de Fidel e, em conseqüências, ocorreram muitas ações que deixaram a América Latina e outras partes do mundo agastadas com os EUA, então, um dos principais atores da temerária Guerra Fria. Nestes últimos 40, 50 ou 60 anos - tempo longo para uma vida humana mas apenas um instante na cronologia da sociedade - vimos muitos acontecimentos "impossíveis" se concretizarem. O muro de Berlim foi construído e derrubado, a URSS desmoronou, as Alemanhas unificaram-se, as ditaduras do Cone Sul esfacelaram-se, Franco e Salazar (ditadores da Espanha e Portugal) morreram e seus regimes idem.

Os EUA, de tradição racista, hoje têm como presidente um negro de origem muçulmana  e largamente aceito pelo mundo. No Brasil, José Sarney e Defim Neto, expoentes dos governos militares, tornaram-se peemedebistas. Lula saiu da condição de condenado pela LSN para se tornar um popular e reeleito presidente da República e, agora, Dilma Roussef, ex-guerrilheira ativa, tem hoje as condições objetivas para ser a nova chefe de Estado, a primeira do sexo feminino. Tudo isso, felizmente, sem guerras nem derramamento de uma só gota de sangue. As Forças Armadas (que alguns pensavam não terem jogo de cintura para suportar tantas mudanças) permanecem no estrito cumprimento de suas funções, e o país caminha em plena democracia. Dói ouvir alguns mal informados dizendo terem saudade do tempo do autoritarismo.

Eles não deveriam representar nada naquela época, pois se fossem alguém comprometido com o pais, certamente estariam defendendo a democracia e os bons comportamentos sociais, jamais a exceção. Nenhum regime é perfeito, mas a democracia reserva ao povo o direito de protestar e lutar para conseguir aquilo que lhe pareça de direito. O Brasil de Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula é, sem dúvida, uma nação democrática. O povo tem tido a oportunidade de manifestar suas idéias sem sofrer retaliações. Mas, todos precisamos estar atentos para conseguir que nossos movimentos façam a sociedade evoluir. De nada adiantará fazer grande alarido sem nenhum avanço.

Temos de aproveitar o tempo em que ocorrem mudanças consideradas "impossíveis" por décadas, para avançar e conseguir melhores condições de vida para a população. Não podemos ficar apenas marcando passo! Temos de acabar com a impunidade, essa seiva  da corrupção que grassa no país, consertar o sistema penitenciário, dar melhores condições de trabalho e salário para o funcionalismo e exigir que cada um cumpra e faça cumprir suas atribuições. Acorda, mundo! Acordem Brasil e América Latina. Vivemos o tempo dos impossíveis. Se alguém nos disser que não dá para fazer, temos todo o direito e a obrigação de tentar concretizar. E se der ???

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes