Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

19/11/2021 Humberto Pinho da Silva

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.

Não há muito, que a TV e as redes sociais, difundiram o modo como os romanos se libertaram de implacável epidemia pedindo a proteção do senhor Jesus.

Também em 1420, a 3 de maio, os gaienses se viram atormentados com severa pandemia, que inclementemente angustiava grande parte da população.

Porém, durante a impiedosa calamidade, surdiu uma luz de esperança: Religiosa, do Convento de Jesus, da Ordem Dominicana, dessa Vila, revelou: que Jesus lhe comunicara que se realizassem procissão em Sua honra, levando a imagem do Senhor Jesus a percorrer as principais ruas da Vila, fazendo penitência e fervorosas orações, Ele, na Sua divina misericórdia, prometia o decrescimento da peste e o fim do flagelo do contágio, que tanto os angustiava.

Esperançados nas palavras da freira, animados na promessa que dissera ouvir, realizou-se imponente procissão, levando, em lugar eminente, a imagem do Senhor Jesus.

Miraculosamente, após a passarem do cortejo religioso, uns sentiram rápidas melhoras, e outros, ficaram curados instantaneamente.

Também em 1755, a 1 de novembro, como se sabe, no temeroso terramoto de Lisboa, pereceram milhares de pessoas. O sismo foi sentido noutras localidades, originando numerosos feridos e mortes.

O povo de Gaia, lembrou-se, então, do Senhor Jesus, e das curas miraculosas, quando recorreu à Sua proteção, em 1420.

Assentaram realizar majestosa procissão de agradecimento, por Jesus ter poupado a Vila desse calamitoso flagelo. Procissão grandiosa, com a participação de muito povo e autoridades dessa Vila.

Correram décadas e os habitantes esqueceram-se de prestar a merecida e prometida homenagem ao Senhor Jesus, que se venera na Matriz de Santa Marinha.

Hoje, já poucos se lembram da inexorável peste e do terrível terramoto, e menos ainda de recorrer à divina proteção.

No meu tempo de menino, ia pela mão de minha mãe, principalmente na época quaresmal, e permanecia ajoelhado na proximidade da imagem, porque era a vontade dela.

Tudo esquece, tudo passa, e a perdeu-se neste século mundano, e com ela, a tradição, a religiosidade popular, e a gratidão.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre religião clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Trabalhadores de aplicativos: necessidades e vulnerabilidades diferentes

A tecnologia é uma realidade cotidiana irreversível. As plataformas, potencializadas pelos reflexos da pandemia da Covid-19, estão inseridas nas principais atividades da vida humana.

Autor: Ricardo Pereira de Freitas Guimarães


O que é direita? O que é esquerda?

O Brasil sofreu uma enorme polarização política nos últimos anos; mas afinal, o que é esquerda ou direita na política?

Autor: Leonardo de Moraes


Reparação mecânica e as tendências para 2024

No agitado mundo automotivo, as tendências e expectativas para 2024 prometem transformar o mercado de reparação de veículos.

Autor: Paulo Miranda


Política não evoluiu no período pós-redemocratização

O que preocupa é a impressão de que no Brasil não mais existem pessoas dedicadas, honestas e com boas intenções dispostas a entrar na política.

Autor: Luiz Carlos Borges da Silveira


Manifestação da paulista: exemplo de civilidade e democracia

Vivenciamos no último domingo, 25/02/2024, um dos maiores espetáculos da democracia.

Autor: Bady Curi Neto


Rio 459 anos: batalhas deram origem à capital carioca

Diversas lutas e conquistas deram origem à capital carioca. Começo pelo dia em que Estácio de Sá venceu uma grande batalha contra os nativos que viviam no território da atual cidade do Rio de Janeiro.

Autor: Víktor Waewell


Números da economia no governo Lula

Déficit de 231 bilhões de reais: um furo extraordinário.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


Lá vai Maria

Lata d’água na cabeça Lá vai Maria Lá vai Maria

Autor: Osvaldo Luiz Silva


O combate ao etarismo em favor da dignidade da pessoa idosa

É fundamental compreender que o envelhecimento é um processo natural e que todos nós, se tivermos a sorte de viver tempo suficiente, nos tornaremos idosos.

Autor: André Naves


Qual é o futuro do ser humano?

No planeta Terra a vida tem sido, em grande parte, moldada por materialistas que examinam a situação, planejam, estabelecem os objetivos e os põem em execução.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.