Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

19/11/2021 Humberto Pinho da Silva

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.

Não há muito, que a TV e as redes sociais, difundiram o modo como os romanos se libertaram de implacável epidemia pedindo a proteção do senhor Jesus.

Também em 1420, a 3 de maio, os gaienses se viram atormentados com severa pandemia, que inclementemente angustiava grande parte da população.

Porém, durante a impiedosa calamidade, surdiu uma luz de esperança: Religiosa, do Convento de Jesus, da Ordem Dominicana, dessa Vila, revelou: que Jesus lhe comunicara que se realizassem procissão em Sua honra, levando a imagem do Senhor Jesus a percorrer as principais ruas da Vila, fazendo penitência e fervorosas orações, Ele, na Sua divina misericórdia, prometia o decrescimento da peste e o fim do flagelo do contágio, que tanto os angustiava.

Esperançados nas palavras da freira, animados na promessa que dissera ouvir, realizou-se imponente procissão, levando, em lugar eminente, a imagem do Senhor Jesus.

Miraculosamente, após a passarem do cortejo religioso, uns sentiram rápidas melhoras, e outros, ficaram curados instantaneamente.

Também em 1755, a 1 de novembro, como se sabe, no temeroso terramoto de Lisboa, pereceram milhares de pessoas. O sismo foi sentido noutras localidades, originando numerosos feridos e mortes.

O povo de Gaia, lembrou-se, então, do Senhor Jesus, e das curas miraculosas, quando recorreu à Sua proteção, em 1420.

Assentaram realizar majestosa procissão de agradecimento, por Jesus ter poupado a Vila desse calamitoso flagelo. Procissão grandiosa, com a participação de muito povo e autoridades dessa Vila.

Correram décadas e os habitantes esqueceram-se de prestar a merecida e prometida homenagem ao Senhor Jesus, que se venera na Matriz de Santa Marinha.

Hoje, já poucos se lembram da inexorável peste e do terrível terramoto, e menos ainda de recorrer à divina proteção.

No meu tempo de menino, ia pela mão de minha mãe, principalmente na época quaresmal, e permanecia ajoelhado na proximidade da imagem, porque era a vontade dela.

Tudo esquece, tudo passa, e a perdeu-se neste século mundano, e com ela, a tradição, a religiosidade popular, e a gratidão.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre religião clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques