Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da precisão dos cálculos trabalhistas

A importância da precisão dos cálculos trabalhistas

28/03/2021 Nathali Pereira de Araújo

Temos certo que os cálculos apresentados nos processos trabalhistas são de extrema importância, já que são eles que reproduzem monetariamente todo o trabalho realizado pelo advogado seja em sua fase Inicial, quando o processo se inicia, perdura durante a contestação seguindo até a fase final de liquidação de Sentença.

Os cálculos abrangem diversas verbas referentes ao valor a ser atingido pelos trabalhadores, ou ainda, quando da parte contrária. O Calculista é aquele responde a tão famosa pergunta…Qual o valor que tem para receber?

A ideia sempre ao final é a apuração de haveres, seja para qual parte se destine, portanto, precisamos enfatizar a importância de um profissional de qualidade que atue com ética, zelo e principalmente imparcialidade.

Para tanto é imprescindível que o profissional escolhido possua rijeza, bem como precisão na apuração dos mesmos.

Esse profissional, responsável pela precisão dos laudos relativos aos cálculos judiciais deve possuir conhecimentos técnico-científicos em economia, contabilidade, legislação e até em informática, elaborando planilhas demonstrativas de valores para garantir que a verdade real seja exposta nos laudos.

Entretanto, somente o conhecimento específico não garante a confiabilidade no trabalho desse profissional. Ele deve ser capaz de extrair os elementos essenciais dos fatos, interpretá-los e delimitá-los, analisando profundamente todos os fatos e toda a documentação que se encontra no processo.

Atualmente, além do profissional ter exímios conhecimentos das leis trabalhistas e regras relativas aos cálculos, bem como realizar a devida análise de todos os documentos e avaliar como aplica-las aos cálculos, é necessário ainda o mesmo ter conhecimento no PJE-CALC, sistema de cálculo trabalhista desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da 8ª Região (PA/AP), a pedido do CSJT, para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças, visando à uniformidade dos cálculos.

A partir de 2021 a obrigatoriedade do PJE-CALC se manteve apenas para usuários internos da Justiça do Trabalho e a peritos designados pelo juiz, porém, ainda que seja facultativo seu uso, é imprescindível que o calculista saiba manusear o mesmo com maestria, para não dizer apresentar seus cálculos atendendo a não obrigatoriedade exigida, afinal de contas, como irá ter a certeza do acerto se não houver familiaridade com o mesmo?

Como o advogado pode oferecer uma Impugnação se o calculista não possuir domínio de fato sobre as planilhas apuradas pelo Sistema.

Portanto, para um calculista, na área trabalhista, tornou-se obrigatório o arbítrio do sistema PJE-CALC. Portanto, torno a enfatizar a importância da capacitação do profissional no mesmo.

Ressalto ainda a importância de o calculista não se afastar dos critérios determinados pela sentença, adotando aqueles que julga mais justos ao caso concreto.

Quanto mais fiéis a sentença forem os cálculos, tanto menos exigirá trabalho das partes, do juiz e de si próprio, pois evitará possíveis refazimentos das contas.

* Nathali Pereira de Araújo é Contadora, atua como Perita Contábil, Instrutora PJE-CALC, fundadora da Nathali Araujo Assessoria, empresa que presta Assessoria em cálculos judiciais e extrajudiciais. 

Para mais informações sobre cálculos judiciais clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes