Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da previsão e monitoramento em tempos de El Niño

A importância da previsão e monitoramento em tempos de El Niño

11/08/2015 Francine Sacco

Muito se tem ouvido falar que estamos sobre influência do fenômeno El Niño e que este ano deverá apresentar uma intensidade recorde.

Mas afinal, o que isso significa? O que a sociedade em geral tem com isso? O que fazer para se "proteger" em uma situação destas?

Essas e diversas outras perguntas nos são direcionadas todos os dias, por sermos meteorologistas de um sistema de alerta de eventos adversos de tempo.

À medida que a imprensa começa a veicular essas informações, a população que já sofreu com enchentes, deslizamentos e enxurradas começa a se apavorar e a procurar mais informações além de tentar se proteger.

O fenômeno El Niño trata-se de um aquecimento anômalo das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial, que associado ao enfraquecimento dos ventos alísios, provoca mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, resultando em modificação nos padrões de transporte de umidade, e por consequência na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas.

No Sul do Brasil, estudos apontam para um aumento no número de eventos extremos de chuva, em especial nos meses de primavera do ano de início do fenômeno e no inverno do ano posterior.

Ao mesmo tempo em que chove mais no Sul, o Nordeste do Brasil passa a apresentar falta de chuva. Mas é nesse ponto que devemos nos atentar, pois há uma tendência ou possibilidade aumentada de incremento da chuva e isso não quer dizer que vai chover mais.

Em situações como essa, a população deve ficar mais atenta à previsão do tempo diária, pois são nessas que conseguimos indicar a possibilidade ou não de ocorrência de chuva extrema e de problemas que possam ser causados por estas.

São as previsões de médio e curto prazo (de cinco a três dias) além das previsões de curtíssimo prazo baseadas no monitoramento contínuo do tempo.

Além disso, sempre alertamos os órgãos competentes para que, diante da previsão de um período com possibilidade de chuvas acima da normalidade, serviços como limpezas de bueiros, desassoreamento de rios e ribeirões e conscientização da população quanto à forma correta de descartar seu lixo doméstico, se tornem atitudes de extrema importância para estarmos mais bem preparados para o caso de ocorrerem volumes elevados de chuva.

Portanto, a meteorologia e nós dos sistemas de alerta fazemos a nossa parte ao mesmo tempo em que os órgãos responsáveis e a população fazem as suas. Atuando em conjunto, certamente conseguiremos diminuir os impactos/efeitos de eventos mais adversos de tempo.

* Francine Sacco, meteorologista da Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental.



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso