Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de comer bem para emagrecer

A importância de comer bem para emagrecer

23/03/2013 Roberta Stella

O excesso de peso (sobrepeso e obesidade) deixou de ser exceção na vida do brasileiro.

A análise do comportamento do peso da população adulta brasileira através de quatro inquéritos populacionais (ENDEF 1974-1975, PNSN 1989, POF 2002-2003 E POF 2008-2009), realizados pelo IBGE, observou o aumento da prevalência do sobrepeso, bem como da obesidade tanto na população masculina como, também, da feminina. No intervalo de 34 anos, o excesso de peso aumentou três vezes entre os homens e, entre as mulheres, a prevalência dobrou.

Os impactos que uma população com maior quantidade de gordura no corpo traz vão desde econômicos, sociais e, evidentemente, o impacto na saúde. Ser obeso significa aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como, por exemplo, diabetes, hipertensão, taxas de colesterol e triglicérides sanguíneos aumentados. De frente a esse cenário alarmante, quem possui algum grau de excesso de peso pode se render ao emagrecimento rápido, altamente restrito e que, também, traz prejuízos à saúde.

As necessidades de nutrientes que o corpo precisa receber dos alimentos não se alteram no processo de emagrecimento. Porcentagem de participação de carboidratos, proteínas e gorduras, bem como quantidades de vitaminas e sais minerais devem ser oferecidas igualmente se o objetivo é manter ou eliminar peso. Assim, se o emagrecimento se dá pela restrição de energia, o mesmo não vale para os micronutrientes (vitaminas e minerais).

Ao optar por uma alimentação altamente restritiva energeticamente (calorias) e se os alimentos são fontes de nutrientes, corre-se o grande risco de não conseguir atingir as quantidades recomendadas de vitaminas e minerais, além de ter um desequilíbrio dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras totais).

Uma dieta para emagrecer baseada somente na restrição excessiva de calorias impactará na saúde, podendo levar a deficiências de ferro (provocando anemia), de vitamina D (que impacta na absorção de cálcio) e, também, na própria deficiência de cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e na prevenção da osteoporose, principalmente, entre as mulheres; além de desânimo, apatia e perda de rendimento que a grande restrição de calorias provoca.

Uma alimentação não é baseada somente na quantidade de calorias, mas também, na de vitaminas e minerais que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Pessoas que têm como objetivo emagrecer devem estar cientes de que o emagrecimento rápido leva ao ganho novamente de peso e, ao mesmo tempo, a uma alimentação deficiente em nutrientes que impacta diretamente na saúde.

Por isso, ao desejarem emagrecer, é fundamental buscar métodos seguros e baseados em recomendações feitas por órgãos de saúde, tendo o endossamento de um nutricionista. Optar por dietas e produtos da moda coloca em cheque a saúde do indivíduo e é fundamental esclarecer a população que dietas não se resumem somente a calorias, mas também às quantidades de nutrientes que ela possui.

Sabendo disso, fica mais fácil gerenciar a alimentação, ter o emagrecimento desejado e, ao mesmo tempo, não coloca a saúde em risco.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes