Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de ter um bom serviço de backup

A importância de ter um bom serviço de backup

08/01/2014 Thiago Rondon

As empresas hoje tem um patrimônio digital que é formado no dia-dia, baseado em listas de contatos, e-mails, informações financeiras, bases de dados, documentos, planilhas, imagens e outros, que são utilizados para sua própria operação e cumprimento de obrigações legais.

Imagine, se você é uma destas empresas e um dia tenha que começar seu trabalho sem nenhum destes dados? Em uma pesquisa da London Chamber of Commerce, 90% das empresas que perdem todos os seus dados são forçadas a encerrar suas atividades em até dois anos.

Por isso, um plano de backup é extremamente importante para manter a operação de uma empresa, porém é comum visualizarmos estratégias para mitigar desastres como este sendo executada de forma caseira. O local de armazenamento dos arquivos copiados é extremamente importante.

Porém o acesso e a durabilidade que você necessita devem ser muito bem validadas. Alguns mantêm backup no mesmo local, onde os arquivos estão suscetíveis à falha de hardware ou até mesmo desastres naturais. Há, inclusive, uma prática comum utilizada por algumas empresas que é o uso de sites de compartilhamento de arquivos para replicar seus dados, realizar o backup em um HD externo ou pen drives. Porém, estas soluções são extremamente vulneráveis à perda de dados ou ao acesso das informações, porque ficam todas descentralizadas.

O monitoramento para saber se o backup esta sendo realizado também é um problema comum. Muitas vezes é definida uma rotina de execução do backup, porém meses depois quando é necessário recuperar, percebe-se que muitos dos arquivos importantes não estavam incluídos dentro da rotina de backup. Por essa razão, é importante a realização de testes e validações constantes sobre os dados que estão sendo armazenados.

Outra questão que as empresas precisam se atentar é ao risco de malwares e vírus, e até mesmo falhas de software que podem corromper ou fazer com que seus dados desapareçam dentro da organização. Por isso a importância de definir uma política de desastres muito bem elaborada. Para saber se sua empresa está com definições de backup bem estabelecidas todas as respostas para as questões abaixo devem ser SIM.

- O backup está sendo realizado em mais de um local e, inclusive, fora da empresa?

- Você sabe se o seu backup foi realizado nas últimas 24 horas?

- Já foi realizado um teste de recuperação dos dados que estão no backup?

- Seu backup é realizado todos os dias? Qual a periodicidade?

- Você tem acesso ao backup? Quem mais tem acesso?

Toda empresa deve ter um plano muito bem definido para realização de backup, no qual seja contemplado, de maneira clara e muito bem detalhada, quais são os dados importantes para a empresa, definição do local de armazenamento, validação de quem deve ter acesso ao backup e se há proteção para remoção destes arquivos nos locais definidos.

É importante que seja incluída na rotina da empresa a execução e a validação deste backup, e para que isso não se torne uma rotina pesada, a automatização com um monitoramento certificado e confiável é recomendado. Pois não se pode deixar a responsabilidade desta tarefa para ser executada manualmente por ninguém. Apenas, a validação deve ser realizada por meio de alertas, relatórios e testes.

*Thiago Rondon é CEO da b-datum.com, empresa brasileira especializada em segurança de dados nas nuvens.
 



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan