Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do controle de acesso em condomínios fechados

A importância do controle de acesso em condomínios fechados

30/01/2015 Marco Antônio Barbosa

A eficiência do controle de acesso de um condomínio passa por três etapas essenciais.

É comum nos dias atuais nos depararmos com notícias sobre assaltos em condomínios fechados, prática que vem crescendo e levantando a questão de até que ponto este tipo de moradia é segura.

Por mais que estes empreendimentos possuam equipamentos variados como câmeras de segurança, cercas elétricas e afins, se o controle de acesso não for eficiente, ele estará vulnerável para estas ocorrências. A eficiência do controle de acesso de um condomínio passa por três etapas essenciais: equipamentos adequados à situação, uma equipe de segurança bem treinada e rígida e moradores conscientes e que respeitem as regras.

Uma coisa está interligada a outra e não é possível que o sistema funcione plenamente se alguma destas partes não funcionar. No caso dos equipamentos, buscar empresas do mercado que tenham um bom histórico e tecnologia de ponta é a primeira decisão a se tomar. Uma boa dica é observar quais são as condições de manutenção e o tempo de garantia. Equipamentos de baixa qualidade costumam acompanhar contratos caros e pouca cobertura. Sobre a equipe de segurança, o treinamento é essencial, uma vez que eles irão operar o sistema.

Outro ponto importante é a questão da rigidez. Ser firme sem ser mal educado com moradores que querem burlar as regras é um desafio desta área. E justamente o comportamento dos moradores é a terceira etapa do processo. Se as duas primeiras etapas estiverem funcionando corretamente, mas o usuário do sistema burlar as regras, entrando com visitantes pela garagem para evitar o cadastro e outras práticas similares, ou tentar entrar no prédio sem utilizar os dispositivos de identificação obrigatórios ou os procedimentos de segurança exigidos, de nada adiantará o investimento em equipamentos e equipe.

Desta forma, podemos perceber que a segurança de um condomínio fechado é como um motor e que se alguma das engrenagens não funcionar corretamente, ele para de funcionar, causando transtornos, prejuízos e, deixando a analogia de lado, a falta de segurança.

*Marco Antônio Barbosa é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em administração de empresas, MBA em finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins