Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do controle de acesso em condomínios fechados

A importância do controle de acesso em condomínios fechados

30/01/2015 Marco Antônio Barbosa

A eficiência do controle de acesso de um condomínio passa por três etapas essenciais.

É comum nos dias atuais nos depararmos com notícias sobre assaltos em condomínios fechados, prática que vem crescendo e levantando a questão de até que ponto este tipo de moradia é segura.

Por mais que estes empreendimentos possuam equipamentos variados como câmeras de segurança, cercas elétricas e afins, se o controle de acesso não for eficiente, ele estará vulnerável para estas ocorrências. A eficiência do controle de acesso de um condomínio passa por três etapas essenciais: equipamentos adequados à situação, uma equipe de segurança bem treinada e rígida e moradores conscientes e que respeitem as regras.

Uma coisa está interligada a outra e não é possível que o sistema funcione plenamente se alguma destas partes não funcionar. No caso dos equipamentos, buscar empresas do mercado que tenham um bom histórico e tecnologia de ponta é a primeira decisão a se tomar. Uma boa dica é observar quais são as condições de manutenção e o tempo de garantia. Equipamentos de baixa qualidade costumam acompanhar contratos caros e pouca cobertura. Sobre a equipe de segurança, o treinamento é essencial, uma vez que eles irão operar o sistema.

Outro ponto importante é a questão da rigidez. Ser firme sem ser mal educado com moradores que querem burlar as regras é um desafio desta área. E justamente o comportamento dos moradores é a terceira etapa do processo. Se as duas primeiras etapas estiverem funcionando corretamente, mas o usuário do sistema burlar as regras, entrando com visitantes pela garagem para evitar o cadastro e outras práticas similares, ou tentar entrar no prédio sem utilizar os dispositivos de identificação obrigatórios ou os procedimentos de segurança exigidos, de nada adiantará o investimento em equipamentos e equipe.

Desta forma, podemos perceber que a segurança de um condomínio fechado é como um motor e que se alguma das engrenagens não funcionar corretamente, ele para de funcionar, causando transtornos, prejuízos e, deixando a analogia de lado, a falta de segurança.

*Marco Antônio Barbosa é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em administração de empresas, MBA em finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli