Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do suporte jurídico preventivo nas empresas

A importância do suporte jurídico preventivo nas empresas

20/06/2013 Joanna Paes de Barros e Oliveira

É verdadeira a afirmativa de que “a prevenção é o melhor remédio”, principalmente quando se trata do aspecto jurídico no ambiente empresarial.

Somos reconhecidos internacionalmente pelo avanço e modernidade das nossas leis. Em legislação comparada, podemos afirmar que nosso Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os dispositivos de lei ambiental são referência mundial. Por outro lado, a produção legislativa tem um contrassenso.

O Brasil tem incontáveis edições de leis diárias que dificultam o acompanhamento, inclusive dos profissionais da área jurídica. Cita-se, a exemplo, a edição diária de um sem número de leis, normas e regulamentos no ramo de direito tributário. A excessiva regulação da iniciativa privada submete o empresário a novas e cotidianas obrigações jurídicas.

São leis trabalhistas, tributárias, previdenciárias, ambientais, consumeristas, entre outras, que sempre representam um acréscimo no custo para as empresas. Há que mencionar que muitas delas caem por terra posteriormente, quando têm sua constitucionalidade questionada, após o empresário já ter arcado com os custos e tempo para adaptação de suas atividades produtivas e empresariais às exigências legais. Outro cenário que merece ser levado em consideração é o congestionamento do Poder Judiciário.

A discussão judicial dos direitos e obrigações, em qualquer aspecto, contratual, trabalhista, empresarial, é morosa e muitas vezes a solução final perde sua efetividade pelo decurso do tempo. Por isso, é tão comum ouvirmos que “mais vale um mau acordo que uma boa demanda”.

No aspecto administrativo, a realidade não é outra. É notório, por exemplo, que o Brasil é um dos países em que o procedimento para a abertura de uma empresa é um dos mais burocráticos e custosos. Por todos esses motivos acima elencados, se torna imprescindível a assessoria jurídica nas empresas. Demanda-se do profissional do direito estar cada vez mais próximo e conhecer o ambiente empresarial do seu cliente, tanto quanto do próprio gestor do negócio.

Tanto no planejamento da atividade empresarial quanto na antecipação e previsão dos riscos e contingências, a assessoria jurídica tem se mostrado vital à saúde da empresa, pois com a dinâmica alcançada pela globalização, o mercado atual não perdoa os empresários que não antevêem riscos em sua atividade econô ;mica. Por isso, cada vez mais, as empresas têm evoluído quanto à aceitação da importância do suporte jurídico preventivo. É seguro que os custos advindos da consultoria preventiva são muito menos impactantes do que os gastos no processo contencioso.

Além do prejuízo à imagem da empresa, muitas vezes causados pela repercussão das ações trabalhistas e ambientais, por exemplo. É desaconselhável a postura da maioria dos empresários que só procuram uma assessoria jurídica quando se mostra inevitável: quando há uma ação judicial em trâmite. Nesse caso, os custos para a empresa são maiores, com percentuais altos, dependendo do valor da ação.

Quando a empresa conta com assessoria jurídica é bem diferente, o custo é menor, muitas vezes calculado mensalmente, e há um acompanhamento constante das demandas ativas, constando a data provável do término de uma ação, a probabilidade de êxito e a antecipação dos gastos, o que facilita o planejamento do empresário para arcar com eventuais condenações.

Um exemplo recorrente que vivenciamos é o cliente nos consultar quando tem um contrato descumprido pelo seu fornecedor para ingressarmos com uma demanda judicial. Não acompanhamos a negociação e muitas vezes a própria confecção e celebração do contrato! A própria ação pode ficar prejudicada pela inobservância dos requisitos do contrato.

Além disso, com a assessoria jurídica, o empresário tem segurança em relação aos negócios praticados de modo a não acarretar penalidades pelos órgãos fiscalizatórios e mesmo pelo Poder Judiciário. E, ainda, sempre que o empresário tiver dúvidas em como proceder determinado ato, como, por exemplo, demitir um funcionário, pagar os impostos devidos, iniciar uma atividade produtiva, poderá consultar a assessoria que irá lhe emitir um parecer com as ações corretas a serem tomadas.

Tudo para garantir que o empresário atue dentro da legalidade, evitando multas administrativas e demandas judiciais.

*Joanna Paes de Barros e Oliveira é sócia do escritório Schmidt, Dell Agnolo, Candello & Paes de Barros Advogados.



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira