Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A ingratidão dos filhos

A ingratidão dos filhos

11/01/2023 Humberto Pinho da Silva

Resguardada do ardor da tarde sob frondoso castanheiro, na cercania de carriça transmontana, a velhinha fia.

Tem o rosto sulcado pela goiva do tempo. Olhos apagados, lábios finos, boca desdentada, e tez crestada, da cor de centeio.

Fia; e o fuso: gira... gira... gira... pressionado pelos descarnados dedos. Foi moça fagueira; esbelta, de farta cabeleira calamistrada e viçosa face da cor de nácar.

Casou ... Foi mãe. Criou filhos, que abalaram... Todos partiram: uns, para o Céu; outros, em demanda de vida melhor... Ficou mergulhada em saudade e cuidados de quem a deixou. 

De tempo a tempo, telefonam, escrevem... Prometem interná-la num lar... Daqueles que guardam pais e mães, que deixaram de serem prestáveis.

Cuidou dos filhos com esmero: ajudou-os a darem os primeiros passos; a comerem; a mesa; aparou-lhes a baba viscosa, que escorregava do beiço; enxugou-lhes o húmido nariz; branqueou-lhes a roupa enegrecida pela traquinice; passou horas de angustia a cabeceira do berço...

Os meninos eram tudo, e tudo era para eles. Agora, e a mãe que carece de mão amiga: quem a ampare; quem cuide; 
quem lhe lave a veste enodoada; quem lhe: apare as unhas endurecidas; quem a desvele com carinho. Para que nada lhe falte.

Mas os filhos não têm disponibilidade... Olvidam, que chegou o tempo de retribuírem; esquecem-se de pagarem – os cuidados, os carinhos que receberam...

Meditando, a velhinha fia. E o fuso: gira... gira... gira... Pelos desgastados olhos, desenrolam-se cenas amorosas, recreações pueris, que a memória guardou, com amor. 

Agora só Deus permanece... Só Ele ficou... Os gerados pelas suas entranhas esquecem-se, que: a felicidade, o 
diploma, a riqueza que gozam, é fruto daquela velhinha, que junto ao carriço, arrimada ao secular castanheiro: fia... fia... fia...

Zagaziantes lágrimas de saudade, docemente escorem pela face encarquilhada: 

-"Coitados! Têm muito que fazer... A culpa é das mulheres... trabalham muito. Como gostava de estar na companhia deles... " 

Leve sorriso amoroso, alastra-lhe pelo rosto tisnado... E o fuso: fia... fia... fia...

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre filhos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto