Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Integração e a Revolução dos Dispositivos

A Integração e a Revolução dos Dispositivos

08/04/2016 Alexandre Denes

A área de Tecnologia da Informação sempre foi uma das mais entusiasmadas em discutir o que o futuro nos reserva.

Todos os anos, todas as subáreas, de desenvolvimento a operações, de comunicações a gestão de TI, divulgam suas expectativas para o futuro próximo.

Sempre tem sido assim e deverá ser assim por um bom tempo. Já virou tradição tão forte quanto troca de presentes e panetones no final do ano. Mas este ano uma coisa curiosa aconteceu.

Todas as subáreas divulgaram as suas previsões e todas elas têm como centro uma única mensagem: Integração de Dispositivos. São vários e vários textos de várias consultorias publicando suas tendências, mas escolhemos o texto do Gartner que resume bem o cenário.

Mas o que é integração de dispositivos? Provavelmente você já ouviu os termos “Internet das Coisas” ou “Internet de Tudo”. Esses termos normalmente tratam sobre o fato de que teremos aproximadamente 25 bilhões de dispositivos conectados na Internet até 2020 - e esses dispositivos gerarão uma massa de dados nunca antes vista.

Só que a Integração de Dispositivos é um conceito que vai um passo adiante. Além da preocupação com os dispositivos conectados e a infraestrutura necessária para essa comunicação entre eles, a Integração de Dispositivos se preocupa também com todo o cenário derivado:

– Como é a segurança e confiabilidade do armazenamento dessa enorme massa de dados?

– Como os processos de Business Intelligence vão conseguir extrair conhecimento estratégico dessas informações?

– A minha empresa possui uma gama de sensores, mas o meu funcionário também possui um conjunto de sensores próprios que ele usa no trabalho (monitores de saúde pessoal, dispositivos vestíveis, smartphones, etc.). De quem são os dados que os sensores da empresa captam sobre a pessoa do funcionário e sobre os dados que os sensores do funcionário captam dentro do ambiente da empresa? Como organizar essa integração e para que propósito? Como conseguir medir e aumentar a produtividade a partir desses dados?

– Como os dispositivos móveis e vestíveis se relacionarão, não só entre os dispositivos de uma única pessoa, mas entre dispositivos de pessoas diferentes próximas? Qual experiência de uso e oportunidades de negócio podem surgir desses cenários?

– Como interpretar esses dados de maneira automática?

São vários cenários, várias perguntas e várias discussões feitas em todos os lugares da TI discutindo sobre praticamente o mesmo assunto: como a Revolução Móvel e a Internet das Coisas vai impactar nosso domínio?

São questões interessantes, mas mais interessante ainda é lembrarmos que a última vez que tivemos toda a área de TI discutindo sobre um único assunto central foi quando a web se popularizou.

A tomar pela história, se a revolução dos dispositivos tiver a mesma proporção que a revolução da web teve, tempos muito interessantes estão à frente!

* Alexandre Denes é coordenador da área de TI dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre