Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A maior lição da crise hídrica

A maior lição da crise hídrica

21/03/2015 Rodrigo Felisoni

Em São Paulo, cerca de 30% da água tratada é perdida antes de chegar à torneira.

Neste Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, não podemos deixar de falar do fatídico momento que São Paulo e alguns municípios da região sudeste vivem: a crise hídrica.

O ano virou e a falta d’ água continua. Engana-se quem acredita que as fortes chuvas deste início do ano irão resolver o problema, pois a questão é muito mais complexa: temos alta demanda por água – e a tendência é sempre aumentar – contra baixa oferta de chuva.

Além disso, outros problemas como falta de planejamento adequado para o uso do recurso e o desperdício não permitem que se dê um prazo para a crise chegar ao fim. Em São Paulo, cerca de 30% da água tratada é perdida antes de chegar à torneira. A partir daí já temos uma dimensão da quantidade de água que “vai pelos canos”, literalmente. Frente à escassez, a alternativa de muitos paulistas vem sendo o uso de poços, caminhões-pipa e galões de água.

Entretanto, o uso de água de fontes não seguras pode acarretar em outros problemas de saúde pública, como doenças decorrentes de contaminação. No sentido de prevenir esses riscos, existem soluções práticas no mercado que ajudam a população. É o caso de dois produtos distribuídos pela indústria Saggio do Brasil. O primeiro é o “Hidrosteril”, bactericida utilizado nas residências para desinfecção da água para consumo humano, alimentos e lactários (utensílios do bebê).

O outro produto é o “Aqua Pack”, que é um kit para análise da potabilidade da água que o consumidor utiliza no dia a dia. Embora o aumento gradual dos sistemas de abastecimento esteja nos dando uma luz no fim do túnel, a crise hídrica, sem dúvida, nos deixa um legado (leia-se uma esperança): formar uma geração mais consciente. Sempre ouvimos que a água iria acabar, mas como nunca fomos afetados, continuamos utilizando-a como se fosse um recurso infinito. Contudo, a nova geração sentiu na pele as consequências da falta d’água e isso pode ter sido o insight necessário para um consumo mais responsável.

*Rodrigo Felisoni é diretor da Saggio do Brasil, indústria responsável pelo Hidrosteril, higienizador bactericida para tornar a água potável e pela comercialização do Aqua Pack, kit para análise de água.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves