Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A maior lição da crise hídrica

A maior lição da crise hídrica

21/03/2015 Rodrigo Felisoni

Em São Paulo, cerca de 30% da água tratada é perdida antes de chegar à torneira.

Neste Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, não podemos deixar de falar do fatídico momento que São Paulo e alguns municípios da região sudeste vivem: a crise hídrica.

O ano virou e a falta d’ água continua. Engana-se quem acredita que as fortes chuvas deste início do ano irão resolver o problema, pois a questão é muito mais complexa: temos alta demanda por água – e a tendência é sempre aumentar – contra baixa oferta de chuva.

Além disso, outros problemas como falta de planejamento adequado para o uso do recurso e o desperdício não permitem que se dê um prazo para a crise chegar ao fim. Em São Paulo, cerca de 30% da água tratada é perdida antes de chegar à torneira. A partir daí já temos uma dimensão da quantidade de água que “vai pelos canos”, literalmente. Frente à escassez, a alternativa de muitos paulistas vem sendo o uso de poços, caminhões-pipa e galões de água.

Entretanto, o uso de água de fontes não seguras pode acarretar em outros problemas de saúde pública, como doenças decorrentes de contaminação. No sentido de prevenir esses riscos, existem soluções práticas no mercado que ajudam a população. É o caso de dois produtos distribuídos pela indústria Saggio do Brasil. O primeiro é o “Hidrosteril”, bactericida utilizado nas residências para desinfecção da água para consumo humano, alimentos e lactários (utensílios do bebê).

O outro produto é o “Aqua Pack”, que é um kit para análise da potabilidade da água que o consumidor utiliza no dia a dia. Embora o aumento gradual dos sistemas de abastecimento esteja nos dando uma luz no fim do túnel, a crise hídrica, sem dúvida, nos deixa um legado (leia-se uma esperança): formar uma geração mais consciente. Sempre ouvimos que a água iria acabar, mas como nunca fomos afetados, continuamos utilizando-a como se fosse um recurso infinito. Contudo, a nova geração sentiu na pele as consequências da falta d’água e isso pode ter sido o insight necessário para um consumo mais responsável.

*Rodrigo Felisoni é diretor da Saggio do Brasil, indústria responsável pelo Hidrosteril, higienizador bactericida para tornar a água potável e pela comercialização do Aqua Pack, kit para análise de água.



Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.