Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Menininha de Tranças na Janela da Ambulância

A Menininha de Tranças na Janela da Ambulância

10/12/2009 Fábio P. Doyle

Na véspera do Natal, uma ambulância do município de Maravilhas pára em um sinal vermelho em uma rua qualquer da cidade.

Uma menina coloca sua cabecinha na janela estreita e olha em torno. Séria, sorri afinal, e abana a mãozinha. O sinal se abre, a ambulância anda, a menininha desaparece na distância.

DEZEMBRO todo se transforma em véspera de Natal. Desde o primeiro dia. Na última semana, a que passou, mais intensa é a véspera que prepara a festa maior. O comércio fatura gordo e fácil em cima dos minguados reais dos décimos terceiros salários dos que ainda, sorte deles, podem comprar e gastar. As luzes são acesas nas árvores, nas fachadas das lojas, das casas felizes. É o lado festivo, alegre, dos finais de ano. Embora existam outros lados, menos iluminados, menos coloridos, com menos presentes nos pés das árvores que neles não cresceram.

NA terça-feira, dia 20, véspera antecipada do Natal, fazia um trajeto comum, pelas ruas comuns e tão conhecidas de nossa cidade. Em um sinal, parei meu carro. Do lado esquerdo, parou também, no mesmo sinal, uma ambulância. Pelo que pude ler nas indicações gravadas nas lateraias, constatei que era uma ambulância do município de Maravilhas. Nunca estive lá, conheço a cidade de nome, que às vezes sai no noticiário dos jornais.

UM ENCONTRO comum, normal, de veículos contidos por um semáforo com luz vermelha. Olho de novo para a ambulância. Toda fechada, menos uma pequena janela entreaberta. Pela abertura estreita surge um rosto de criança. Uma menina moreninha, com tranças nos cabelos crespos e enrolados. Ela me olha longamente, séria, com seus olhinhos pretos, redondos. Não sorri. Examina aquele senhor que está no carro ao lado, sem curiosidade maior. Afinal, tantos outros carros com outros senhores ao volante devem ter cruzado com ela na janelinha da ambulância de Maravilhas.

ELA é bonitinha, rosto redondo, olhos redondos, trancinhas curtas feitas pelas mãos de uma mãe cuidadosa que estaria ao seu lado, ou talvez em uma maca, ou acompanhando alguém que estaria na maca. Abro o vidro que me separa do mundo lá fora, vidro que supostamente me protege da violência que está em toda parte, e aceno para a menininha de olhos pretos redondos. Ela se espanta um pouco. Olha de novo, e eu aceno mais uma vez. Afinal, ela sorri. E me retribui o aceno. Abana a mãozinha, vira-se para dentro da ambulância e diz alguma coisa para alguém. Naturalmente conta que ali ao lado, um senhor está na direção de um carro, sorriu para ela, abanou-lhe a mão, e que ela respondeu.

O SINAL já vai abrir. Ela volta à janelinha, olha para confirmar se estou ainda ali ao lado. Mando-lhe um beijo, mais um aceno de mão. Ela, agora confiante, sorri, põe a mãozinha para fora e diz adeus.

O SINAL se abre, os carros avançam, um atrás do meu buzina irritado com a minha demora em andar também, parado que fiquei olhando a ambulância de Maravilhas sumir na avenida comprida, cheia de carros, da fumaça poluente de ônibus e caminhões, levando lá dentro, para todo o sempre, nesta triste véspera de um Natal tão vazio, aquela menininha moreninha de rosto e olhos redondos, com suas trancinhas bem feitas, no caminho de sua Maravilhas, de sua pobreza, de seu futuro incerto e malcuidado por governos às vezes corruptos, quase sempre ausentes e alienados diante da dura, da duríssima realidade da vida dos que só têm mesmo, e como isso vale tanto, menininhas que abanam a mão e sorriem de dentro de uma ambulância para um senhor algo solitário que nunca mais verão.

26.dezembro.2005

* Fábio P. Doyle é jornalista e membro da Academia Mineira de Letras. 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli