Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A mordaça imposta a Roberto Jefferson

A mordaça imposta a Roberto Jefferson

11/12/2014 Bady Curi Neto

O Direito é acima de tudo dialética (a arte do diálogo, do debate, da persuasão ou raciocínio), daí a necessidade que os julgamentos nos tribunais sejam realizados através de decisões colegiadas e não apenas monocraticamente como ocorre no juízo singular.

A necessidade da atuação do colegiado está na garantia da democratização dos pensamentos jurídicos e na diminuição da margem de erros. Esse colegiado exerce, também, a função de inibidor da corrupção nas mais altas esferas do poder judiciário. Logicamente, as conduções dos processos em instâncias superiores devem e são conduzidas por um dos julgadores, o relato para que não ocorra uma confusão processual obedecendo um rito próprio e previsto nas normas Regimentais e Processuais.

O fato de discordar de opiniões jurídicas de terceiros acontece apenas no campo das ideias e não há uma crítica pessoal. Digo isso em razão da decisão proferida pelo Ministro Luis Roberto Barroso, um dos maiores constitucionalistas deste país, que determinou que a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro advirta o réu Roberto Jefferson quanto à impossibilidade de realizações, nos horários destinados ao cumprimento das tarefas laborais, de atividade estranha "aquelas previamente informadas pelo empregador" e que "sobre política ele não pode manifestar".

Segundo o entendimento do Ministro alguém com direitos políticos cassados" não pode participar da vida política." Roberto Jefferson não está cumprindo pena em regime fechado, onde, a meu ver, a proibição de dar entrevistas se justificaria por mudar a rotina da penitenciária, inclusive em questões de segurança. No caso, Jefferson cumpre pena no regime semiaberto, onde o réu trabalha durante o dia recolhendo-se a prisão à noite. Uma simples entrevista não tem o condão de atrapalhar as suas atividades laborais e se assim o fosse caberia ao empregador, em seu relatório 'a Justiça comunicar tal fato.

Não coaduno com a decisão do eminente Ministro. Ao condenado restringe-se o direito de ir e vir de acordo com a modalidade da pena. Seus pensamentos e opiniões são livres sejam de ordem políticas, sociais, etc. Dizer que um condenado que está com os direitos políticos suspensos não pode manifestar sobre política é o mesmo que dizer que um ladrão não pode manifestar sobre a violência. Claro que o réu, assim como qualquer cidadão, ao dar uma entrevista responde por aquilo que está declarando. No âmbito penal, cito o exemplo da difamação e injúria e, no âmbito Civil, possíveis indenizações.

Além do mais, Roberto Jefferson estava emitindo sua opinião sobre o que amplamente divulgado pelas mídias, o escândalo da Petrobras e as eleições. Caberia aos leitores fazer juízo de valoração dos fatos e opiniões por ele emitidas e, não, salvo melhor juízo, amordaçá-lo. Um dos pilares da democracia é uma imprensa livre e independente.

Fazer calar um entrevistado, cuja opinião interessa aos leitores é censurar a imprensa de por meios transversos, com todo respeito à posição do Preclaro Ministro. As palavras, as ideias e os pensamentos não podem ser aprisionados ou multilados. A livre expressão é mais que um direito Constitucional, é um direito natural, inerente ao ser humano.

*Bady Curi Neto é advogado, fundador do Bady Curi Advocacia empresarial e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes