Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A opinião pública

A opinião pública

18/03/2020 Humberto Pinho da Silva

A cada passo ouço dizer: “A opinião pública sobre determinado acontecimento ou figura, é esta ou aquela.”

Mas, o que é a opinião pública, se não o espelho da mass-media? Vai o repórter à rua. Interroga o cidadão. Pede parecer. Questiona. Uns, param; outros, escapam de acanhamento… e ainda outros diva- gueiam…

Colhe as respostas. Vai para a redacção, e “cozinha” os pareceres; e afirma: a opinião pública é esta: sobre o imposto, o politico, a figura pública.

Na verdade, mesmo que o jornalista seja correcto – o que nem sempre é, – o que escutou, foi o que o cidadão: ouviu, viu ou leu…na mass-media.

O parecer depende, quase sempre: do jornal que se lê; da rádio que se ouve; do canal de TV, que se costuma escutar.

Também se forma opinião, consoante o local em que se vive; a Igreja que se frequenta; os amigos que se tem; e a posição que se ocupa no xadrez da vida.

Já o militante de partido político, segue, em regra, o pensar do líder, mormente se pretende cargozinho: na base ou na cúpula.

O mesmo acontece ao fanaticozinho desportivo, que vive as vitórias, e as derrotas do seu clube, intensamente, muitas vezes, mais do que os problemas familiares…

Mas, todos se convencem, que pensam pela própria cabeça, e não pelo que lhe dizem.  Mesmo o intelectual – a não ser a pequena elite, – sofre a influência do que se diz e se pensa.

Para se ter parecer próprio, é necessário: reflexão e meditação. Examinar os porquês, que se escondem: nas palavras, nos gestos e atitudes; confrontar opiniões, e por fim concluir.

Só encontrei um homem (diria melhor: mulher, que se dava a esse trabalho…) e mesmo assim errava algumas vezes.

Em suma: a opinião pública, em regra, é a que interessa à elite e aos fazedores de opinião. Nada mais.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).