Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A periferia abandonada

A periferia abandonada

09/07/2013 Floriano de Lima Nascimento

O noticiário das televisões nos causa forte impacto quando focaliza a situação lamentável do que se passa nas regiões periféricas das grandes cidades, entre elas Belo Horizonte.

Ruas sem calçamento, matagais, onde se escondem cobras e outros animais perigosos, valas, esgotos a céu aberto, falta ou deficiência de iluminação, que são causas de assaltos à mão armada, homicídios e até estupros, fazem parte do dia-a-dia de quem é obrigado a viver em lugares que não dignificam a vida humana.

As denúncias feitas na imprensa têm sempre a mesma resposta: estamos tomando providências para resolver o problema o mais rapidamente possível.

Mesmo que se tratasse de informação verdadeira, dever-se-ia indagar: porque se deixou que a situação chegasse a esse ponto? Por que os bairros mais distantes não recebem visitas periódicas de profissionais encarregados de impedir que haja descalabros de tal proporção?

Deve-se atentar ao fato de que, nas periferias, reside um grande número de pessoas, doentes e idosos, juntamente com trabalhadores, que prestam serviços nas regiões centrais da cidade, tendo, portanto, de atender a rígidos horários.

Causa má impressão – o desinteresse, descaso, omissão e mesmo discriminação a surrada resposta de que os descalabros objetos de reclamação serão logo normalizados, até porque isso não costuma ocorrer.

Deve-se pensar em outras soluções, até mesmo em penalidades pecuniárias capazes de ressarcir os prejudicados pela precária prestação de serviços, causadora de prejuízo e desconforto, principalmente aos moradores mais humildes da cidade.

É bom lembrar que eles têm os mesmos direitos dos que vivem, em Belo Horizonte, na Savassi, no Santo Agostinho, no Belvedere e em outros bairros denominados de “Classe “A”.



Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


Oppenheimer e Prometeu

Quando eu saí do cinema após ter visto “Oppenheimer” a primeira vez, falei para meu filho: “É Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Interferência política e a desvalorização da Petrobras

Recentemente, o presidente Lula chamou o mercado de voraz por causa das quedas no valor das ações da Petrobras equivalentes a aproximadamente 60 bilhões de reais.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins