Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A primeira impressão…

A primeira impressão…

29/02/2012 Dô Salies

Assim como no mercado da moda, o varejo considera o que há de matéria-prima abundante, além de novidades e tecnologia, para escolher tendências que vão estampar as vitrines do ano.

O que é escolhido para servir de chamariz para os clientes depende também de novos materiais e conceitos. No ano passado, o papel foi um dos elementos mais  explorados, bem como suas diversas possibilidades, formas e texturas, abrindo as portas para a tendência de materiais naturais, que deve seguir em abundância em 2012.

O destaque, porém, será dado à madeira, que fará o conceito eco-friendly, sustentável e amigo –no sentido de próximo, agradável- ganhar ainda mais espaço e importância.

Outra aposta é a tecnologia, que deixou de ser exclusividade do setor de eletroeletrônicos e, há algum tempo, avança tornando as vitrines mais interativas, com movimentos e funções curiosas, como, por exemplo, as televisões 3D e telas touch screen. Outra aposta é a substituição dos televisores pelos tablets, que geram ainda mais interatividade com o cliente.

Num aspecto mais cultural, mesmo já tendo sido utilizado em alguns momentos do passado, os filmes institucionais serão cada vez mais vistos na ambientação do ‘cartão de visita’ das lojas. Só que dessa vez para ficar, afinal trata-se de um espaço estratégico, quiçá o de maior contato entre a marca e o consumidor. Outro caminho a ser adotado como tendência é o minimalismo, no qual permanece o conceito do less is more.

O mote é trabalhar efetivamente o que se quer vender e não tanto o ornamento na vitrine. Neste grupo entram aqueles varejistas que gostam de expor o item de forma consistente, aparente e comercial. É o produto evidenciando o próprio produto.

Em linhas gerais, uma boa vitrine, hoje, precisa ter estruturas ou materiais que possam ser facilmente reproduzidos em uma segunda, terceira ou décima loja. Mas se o consumidor leva apenas cinco segundos para olhar e entender uma vitrine, porque tamanho empenho em estruturá-la?

Ora, é importante ter sempre em mente que a vitrine é uma ferramenta de marketing, que tem a função de vender o produto sozinha. Além do mais, vale a sabedoria popular que diz que a primeira impressão é a que fica.

* Dô Salies é graduada em Desenho Industrial pela FAAP e especializada em Marketing Promocional pela ESPM. 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves