A problemática: Ensino da História
A problemática: Ensino da História
A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de ciências humanas e suas tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades, necessidades de mudanças ou continuidades.
No tocante a integração da História com as demais disciplinas que compõem as denominadas Ciências Humanas, permite sedimentar e aprofundar temas estudados no Ensino Fundamental, redimensionando aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, complementando a compreensão das relações entre a liberdade (ação do indivíduo que é o sujeito da história) e a necessidade (ações determinadas pela sociedade, que é o produto de uma história).
O papel das disciplinas que estão inseridas na área de Ciências Humanas deve ser entendido em sua dimensão mais ampla, envolvendo a formação de uma cultura educacional. Vive-se, hoje, em uma sociedade marcada pelo domínio do mito, do consumo e pelas tecnologias com ritmos de transformações aparentemente muito acelerados e informações provenientes de vários espaços.
Desta forma, o indivíduo, como elemento crucial da História, acaba sendo enlatado pelo poder de transformação da mídia. No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico com um todo.
A aproximação entre a História ensinada e a produção acadêmica intensificou-se a partir dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e as definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.
É válido ressaltar que, o debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos. A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições.
Em suma, a aplicabilidade dos conceitos históricos tende desempenhar um papel importante na configuração da identidade do aluno. Transformando este, para transformar os demais. A História, como disciplina investigadora, é dependente do pensamento humano. Por isso, é de suma importância que respeitemos todos os profissionais que problematizam os fatos históricos e faz com que o aluno construa o seu saber histórico.
Leandro da Silva, professor de História pela Universidade Gama Filho/Piedade.