Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A problemática: Ensino da História

A problemática: Ensino da História

12/07/2012 Leandro da Silva

A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de ciências humanas e suas tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades, necessidades de mudanças ou continuidades.

No tocante a integração da História com as demais disciplinas que compõem as denominadas Ciências Humanas, permite sedimentar e aprofundar temas estudados no Ensino Fundamental, redimensionando aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, complementando a compreensão das relações entre a liberdade (ação do indivíduo que é o sujeito da história) e a necessidade (ações determinadas pela sociedade, que é o produto de uma história).

O papel das disciplinas que estão inseridas na área de Ciências Humanas deve ser entendido em sua dimensão mais ampla, envolvendo a formação de uma cultura educacional. Vive-se, hoje, em uma sociedade marcada pelo domínio do mito, do consumo e pelas tecnologias com ritmos de transformações aparentemente muito acelerados e informações provenientes de vários espaços.

Desta forma, o indivíduo, como elemento crucial da História, acaba sendo enlatado pelo poder de transformação da mídia. No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico com um todo.

A aproximação entre a História ensinada e a produção acadêmica intensificou-se a partir dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e as definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.

É válido ressaltar que, o debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos. A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que “toda história é filha do seu tempo”, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições.

Em suma, a aplicabilidade dos conceitos históricos tende desempenhar um papel importante na configuração da identidade do aluno. Transformando este, para transformar os demais. A História, como disciplina investigadora, é dependente do pensamento humano. Por isso, é de suma importância que respeitemos todos os profissionais que problematizam os fatos históricos e faz com que o aluno construa o seu saber histórico.

Leandro da Silva, professor de História pela Universidade Gama Filho/Piedade.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves