Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A procura por profissionais com maior qualificação

A procura por profissionais com maior qualificação

14/05/2018 Astrid Vieira

O desemprego continua a crescer e hoje atinge cerca de 13,7 milhões de trabalhadores no país.

A recuperação da economia brasileira está acontecendo de maneira mais morosa do que o esperado e com isso o desemprego continua a crescer e hoje atinge cerca de 13,7 milhões de trabalhadores no país.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam que, nos três primeiros meses de 2018, o total de pessoas empregadas no setor privado com carteira de trabalho assinada, foi de 2,9 milhões, o que representa um declínio de 1,2% em relação ao trimestre antecessor.

No mercado informal, o desemprego também aumentou. Entre os meses de janeiro e março deste ano, a quantidade de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada (10,7 milhões de pessoas) recuou em 402 mil pessoas.

Com este panorama que ainda reflete as consequências da crise, o trabalhador atual precisa saber lidar com o desemprego e descobrir novas formas de conquistar um novo emprego.

Em consequência do desemprego e da instabilidade econômica, muitas pessoas vêm desenvolvendo distúrbios emocionais e físicos que atrapalham significativamente a sua recolocação no mercado.

Para essas pessoas, é importante que procurem pela ajuda profissional de um coach ou um psicólogo para que sejam desenvolvidas defesas e resistência contra doenças como a síndrome do pânico, depressão, ansiedade, gastrite nervosa, dentre outras.

Sugiro que o desempregado se mantenha ocupado durante o período que estiver ocioso. No tempo em que se encontra sem emprego, ele precisa permanecer ativo. Seja na procura por vagas de serviço, contatos com headhunters, recrutadores e consultores de recursos humanos, ou mesmo, participando de cursos intensivos, congressos, conferências e palestras.

É imprescindível que as pessoas que estão à procura de trabalho sejam flexíveis e aptas a lidar em áreas que não contemplem exatamente o campo de atuação usual ou ideal; saibam organizar o próprio tempo; aprendam a equilibrar os gastos; aprimorem sua capacitação e realizem algum trabalho voluntário.

Grande parte dos profissionais que se encontram desempregados, vem procurando pela ajuda de empresas de recolocação profissional, onde recebem apoio e acompanhamento de carreira.

Atualmente, realizo treinamentos com profissionais de diversos segmentos, dentre eles, consigo observar maior chance de recolocação nas áreas de comércio, compras, finanças, segurança do trabalho; e nos segmentos, de serviços, varejo, mineração, construção civil, instituição financeira e entidades de classe.

Para as pessoas que procuram abrir um negócio próprio, proponho investir em cursos de gestão e empreendedorismo, pois todos os problemas e benefícios desse novo investimento devem ser bem conhecidos.

Já para quem não tem a pretensão de ser empresário, mas quer atuar como colaborador para outras empresas, é necessário que desenvolvam uma rede profissional de relacionamentos que seja eficiente, sólida e equilibrada.

* Astrid Vieira é diretora e consultora da empresa Leaders HR Consultants.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.


Onde está Deus, que não nos acode?

Certa vez, leitora – que se dizia assídua, – comentou crônica, que publiquei em jornal de Toronto.


Para o pacto servir ao Brasil

É preciso mais decência e compromisso com a Pátria.