Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Rússia que você não vai ver na Copa

A Rússia que você não vai ver na Copa

14/06/2018 Oscar D'Ambrosio

“Sob nuvens elétricas” é um filme que, ambientado em 2017, um século após a Revolução Bolchevique, mostra uma Rússia que não aparecerá na Copa do Mundo.

 O diretor Alexey German Jr. conta a história de diversos personagens que apresentam facetas de um império esfacelado.

A grande metáfora é a de um prédio inacabado cujo arquiteto tenta inutilmente dar fim à própria vida. É criada uma galeria de seres perdidos em si mesmos e perante o mundo. O fato de o projeto do edifício ser diversas vezes retomado ao longo do filme reforça as discussões sobre o sentido da arquitetura, da arte e da vida numa sociedade em escombros.

Há, por exemplo, o imigrante que não fala russo e não consegue sequer consertar um aparelho eletrônico e o acadêmico poliglota que precisa trabalhar como guia turístico e pede dinheiro emprestado para comprar um laptop. Essa relação entre capacidades intelectuais e demandas tecnológicas é onipresente, num mundo em que a droga e a morte rondam.

A justaposição de dores que o diretor mostra constitui fragmentos de um todo estilhaçado, em que as fronteiras entre viver e morrer, e entre criar e ser levado pelos acontecimentos, adquirem nuanças indefiníveis. Os vivos parecem estar mortos e alguns mortos estão muito presentes, como Lenin e Stalin. Para ver, rever e pensar (muito)!

* Oscar D"Ambrosio, mestre em Artes Visuais, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Contato: oscar.dambrosio@ fcmsantacasasp.edu.br



O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho