Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A (suposta) intervenção via internet

A (suposta) intervenção via internet

15/12/2017 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

As condições tecnológicas não permitem mais o blefe.

Vimos, durante o fim de semana, nas redes sociais, centenas, talvez milhares de postagens que enxergaram a eclosão da intervenção militar a partir do novo pronunciamento do general Antonio Hamilton Mourão que, desta vez, foi punido com a perda do cargo que exerceria até a sua passagem para a reserva, prevista para março próximo.

Além dos militantes pró-golpe, reunidos timidamente em diversos pontos do país, circularam pela net informações incendiárias, que diziam já ter ocorrido a intervenção e davam conta da ida de tropas para as ruas, bloqueio de estradas por caminhoneiros e falta de combustíveis motivada pela impossibilidade da mercadoria chegar aos centros distribuidores.

Cada arauto da instabilidade dava suas cores ao movimento e acusavam a mídia regularmente estabelecida de estar escondendo a realidade. Manifestações dessa ordem não servem para nada. Pelo contrário, podem até atrapalhar aqueles que, tendo condições, possam estar articulando a tomada do poder.

As pessoas têm de entender que hoje vivemos um momento diferente daqueles em que o Brasil teve as suas viradas de mesa políticas e mesmo daquelas crises sufocadas pelo governo de então.

Naqueles tempos, as comunicações eram precárias e a notícia demorava horas ou até dias para sair de um lugar e chegar a outro e disso se valiam os revoltosos para agir. Hoje, com a internet, o telefone eficiente, a TV, jornais, rádio e meios de transporte rápido, é mais difícil a formação isolada de um bolsão de sublevados pois quem é do ramo sabe que, para uma intervenção, é necessário preparação e tempo e, mais que isso, a adesão de significativos contingentes das forças armadas.

As condições tecnológicas não permitem mais o blefe, pois é muito fácil o acompanhamento em tempo real e a checagem da situação em todo o território nacional ou pelo menos nos seus pontos mais sensíveis. Aqueles que cultivam a intervenção militar devem, antes de agir, estudar a história e verificar se no Brasil de hoje, mesmo com todas as mazelas e dificuldades, existem condições objetivas ou pelo menos parecidas com aquelas que no passado nos conduziram à quebra institucional.

A criação de boatos alarmistas não tem utilidade alguma. O povo, por mais inflamado que esteja, jamais fará sozinho uma revolução. A intervenção – se um dia ocorrer – virá dos profissionais das forças armadas que, pelo menos até agora, garantem permanecer recolhidos aos quartéis e guardiães da Constituição e suas instituições. Jamais veremos uma revolução produzida e sustentada por civis via internet...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre