Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Abri minha lojinha e agora?

Abri minha lojinha e agora?

16/10/2015 Constantino Marques

Trabalho em marketing e comunicação faz mais de 30 anos, ajudei a construir grandes marcas e cases de sucesso, tive experiências com empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Mas, toda vez que encontro um novo empreendedor, com uma nova ideia revolucionária, produtos diferenciados e que vai começar seu próprio negócio, tenho aquela sensação de “ Déjå vu “ de algo que vai se repetir, da coragem dessas criaturas, da determinação deste navegante, com mar de ondas calmas e turbulentas que ele nem sonha ver, desse astronauta com oxigênio e combustível, que nunca pisou em outro planeta.

Chega o grande momento de abrir seu próprio negócio! Tudo preparado sistematicamente com o olhar de um relojoeiro, tudo perfeitamente encaixado, tudo planejado, planejamento financeiro correto, nome escolhido, produto adequado, logo perfeito, arquitetura impecável, o ponto ideal, público definido, a melhor estratégia de marketing, ….tudo aprovado sem escapar nenhum detalhe, chega o grande dia, a abertura da empresa para o público, a Avant premiére, ansiedades se misturam com o medo e orgulho…

As portas se abrem, olhares, sorrisos e a sensação de um atleta que se preparou e suou muito para conseguir chegar ao fim de uma maratona, com um toque de mágica, tudo acontece, os clientes entram, se identificam com os produtos, a qualidade do atendimento e serviços, as vendas surgem, a equipe otimista e bem preparada, tudo conforme o planejamento….Sucesso total já nos primeiros dias!…

Uau! Como seria bom se todas as histórias de empreendedorismo que conheci fossem assim, pouparia muito o nosso trabalho de marketing, Seríamos como anjos mostrando apenas os caminhos para a salvação do mundo. Mas nem todos tem este caminho,as histórias nem sempre são assim, não importa o tamanho do negócio e sim da vontade e determinação… precisa muito para ser empreendedor, seja pequeno, médio ou grande.

As lutas são muito parecidas, vai ficar muitas noites sem dormir, , vai ter que pensar como marqueteiro o todo tempo. Sempre falo que vender é um dom, aliado a técnicas e a um comportamento único, uma atitude de força, de entendimento que pode mudar a vida de uma pessoa.

Vai precisar ter paciência, um olhar aguçado para tudo, o famoso olhar de águia, aliás esta ave é a única que sempre está olhando de cima para baixo, no cume das montanhas mais altas e para chegar na perfeição, ela ainda quebra o próprio bico numa rocha para se preparar para a caça, uma ave de rapina determinada e destemida… mas podemos também ser passarinhos, com velocidade, garra e determinação para sobreviver aos grandes, mas para isto você vai ter que se posicionar, entender seu habitat, os verdadeiros perigos, sentir teu mundo e o espaço onde você fará a diferença para esperar o momento certo para alçar vôo.

Uma dica, procure nunca ser papagaio, adoro esta ave, mas ficar num espaço pequeno, numa gaiola, falando o que todo mundo repete e te ensina, pode ser um erro grave para empreendedores que querem decolar… Muitas fórmulas existem, temos que aprender e usar as melhores ferramentas, usar o marketing de forma adequada, comunicar sem ruídos, apresentar os produtos de forma clara, uma marca que mostre onde quer chegar, uma estratégia e reposicionamento de gente grande, não importa o teu tamanho, pense grande, use todos os recursos, tenha boas parcerias, excelente networking e muitos amigos, isto vai impulsionar sua visão e te ajudar a crescer….

Pense em servir e como gostaria que te servissem, não fique dando murro em ponta de faca, achando que você deve persistir se o produto não tiver adequação, se o ponto escolhido não for o ideal, se tem uma equipe que não entendeu teus objetivos, entenda o universo que está pisando, não quebre seu bico sem necessidade, aprenda com os erros, copie o que puder e adapte, melhore… determine um tempo para isto acontecer, escreva tudo, anote até aqueles insights que teve na madrugada, use a tua intuição, creia nas tuas idéias, ore, reze e acredite.

Faça acontecer, isto é a sina dos verdadeiros empreendedores que é sonhar, fazer, acontecer e caminhar onde ninguém nem pensou em ir. Essa é a receita dos sobreviventes, especialmente em épocas de crise.

* Constantino Marques é publicitário, diretor da BCS Comunicação e da Minera 360º.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre