Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Advocacia é sinônimo de resistência

Advocacia é sinônimo de resistência

16/08/2023 Sheyner Yàsbeck Asfóra

11 de agosto, é um dia para se celebrar em união e de registrar comprometimento e declaração de amor à advocacia que se renova em esperança e se confunde com os sonhos e com as lutas dos seus defensores.

Sim. A história da advocacia brasileira é marcada de lutas. De luta pelo restabelecimento da ordem constitucional como construção do Estado Democrático de Direito; de luta pelo fortalecimento do sistema de prerrogativas profissionais; de luta na defesa das garantias constitucionais da cidadania e pelas lutas contra o arbítrio nas defesas das liberdades.

No atual cenário brasileiro, quando ainda se registram episódios de incompreensões e de desrespeitos às prerrogativas da advocacia e aos direitos da cidadania, a união e a resistência devem, cada vez mais, se transformarem em ações efetivas a sinalizarem a essencialidade e a força da advocacia brasileira.

É a advocacia sinônimo de resistência! Resistência para que, sem retrocessos e sem supressão de garantias, se tenha sempre o respeito às prerrogativas da advocacia que são fundamentais para o fortalecimento da cidadania e da própria democracia.

A advocacia é muito mais do que uma profissão. Cada advogada e advogado possui um comprometimento social. Somos indispensáveis à justiça, carregamos conosco a convicção absoluta de que nada é mais libertador para um ser humano do que a luta pela justiça.

O exercício da advocacia é um importante e imprescindível agente transformador da sociedade, pelo qual se ajuda a construir um futuro mais harmônico entre os homens.

Na lição do patrono da advocacia, Rui Barbosa, “a profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal. Toda vez que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade.”.

Incumbe, portanto, ao digno e honrado advogado e a advogada, a responsabilidade da sua conduta. Dele se espera retidão, honestidade, hombridade e dignidade pois, ante a sua alta relevância social, é o mesmo imprescindível para a Justiça e para o Direito.

Por tudo isso, não deve o zeloso profissional se afastar da ética que lhe norteia na construção da sua trajetória de vida.

Na passagem deste importante dia, rendo homenagens aos éticos, probos e honrados advogados e advogadas de todo o Brasil invocando a palavra do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ribeiro da Costa que bradou:

"só uma luz nesta sombra, nesta treva, brilha intensa no seio dos autos. É a voz da defesa, a palavra candente do advogado, a sua lógica, a sua dedicação, o seu cabedal de estudo, de análise e de dialética. Onde for ausente a sua palavra, não haverá justiça, nem lei, nem liberdade, nem honra, nem vida".

Em nome da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), abraço e rendo homenagens a todos os advogados e advogadas do Brasil que são essenciais na defesa do Direito em busca da Justiça, pelo protagonismo e relevância na defesa da cidadania!

* Sheyner Yàsbeck Asfóra é Presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – Abracrim.

Para mais informações sobre advocacia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves