Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alimentação: aprenda a reeducar a família

Alimentação: aprenda a reeducar a família

27/10/2016 Flavia Salvitti

Desde cedo, temos uma educação errada no quesito alimentação.

Normalmente, as comidas que trazem mais benefícios ao corpo são encaradas como ruins ou sem sabor, mas muitos sequer já as provaram.

Além de interferir na saúde, os alimentos que consumimos são capazes de influenciar os hábitos de todos, principalmente de bebês e crianças, que estão começando a formar as suas preferências.

Quando evitamos comer guloseimas durante o dia e sabemos que não teremos acesso a elas nem quando chegarmos em casa, deixamos a “tentação” bem longe!

Esse é o incentivo necessário quando o objetivo de perder peso ou manter uma alimentação mais saudável é estabelecido por um membro da família.

O ditado diz que a união faz a força e, nesse caso, faz mesmo total diferença. Deixo algumas dicas para conscientizar os familiares sobre a necessidade de ter uma alimentação balanceada e evitar futuros problemas relacionados ao consumo de gordura, sal e açúcar em excesso.

Elimine os vilões

Os alimentos de caloria vazia, isto é, aqueles que são calóricos, porém nulos de vitaminas, sais minerais e proteínas, são os primeiros que devem ser eliminados do cardápio. Salgadinhos, biscoitos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas não vão acrescentar em nada à saúde, a não ser mais peso e medidas.

Substitua

Os biscoitos recheados podem ser trocados pelos de fibras, pelas frutas secas ou iogurtes com pedaços de frutas. Já os bolos recheados devem ser substituídos por bolos simples, como cenoura, fubá, mandioca. As bebidas gaseificadas e alcoólicas podem dar lugar aos sucos naturais, água ou água de coco.

Atente-se às refeições principais

As refeições devem conter folhas, legumes e carnes magras. Frituras devem ser evitadas. As batatas podem ser assadas ou cozidas, enquanto o bife deve ser grelhado em vez de frito, sem adição de óleo. No caso do sal, recomendo que seja utilizado apenas durante a preparação dos alimentos, evitando salpicar depois que já estejam prontos.

Alerte sobre o conjunto de hábitos

Perder peso, assim como ter uma vida mais saudável, não se limita à alimentação. É necessário também praticar atividade física regulamente e buscar o bem-estar pessoal.

* Flavia Salvitti é nutricionista do hospital San Paolo, centro hospitalar de alta complexidade da Zona Norte de São Paulo.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves