Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Análise de dados em saúde: entenda o que é Data Analytics

Análise de dados em saúde: entenda o que é Data Analytics

25/12/2021 Roberto Tsukino

A quantidade de dados gerada diariamente é imensurável e lidar com todas essas informações já é uma realidade em vários setores da sociedade.

Cada vez mais, são necessárias profissões que saibam lidar com essa questão. A McKinsey and Company projeta uma demanda de 1,5 milhão de cientistas de dados somente nos Estados Unidos, o que reflete essa contínua geração de dados.

Nesse momento precisamos entender como usar essas informações da melhor forma e para isso é necessário compreender Data Analytics.

Podemos definir Data Analytics como a atividade de examinar grandes volumes de dados, os Big Datas. Essa avaliação auxilia no processo decisório seja ele preditivo, prescritivo, descritivo ou diagnóstico.

No primeiro tipo, a empresa procura antecipar os efeitos de sua decisão; no segundo, identificar probabilidades no processo decisório; no terceiro, compreender o que acontece no cenário atual e no quarto buscar entender as razões que levaram certo evento a ocorrer no contexto atual.

Existem três tipos de dados que podem ser obtidos: os estruturados, isto é, os dados organizados em forma de tabela como encontrados em SQL e planilhas eletrônicas; os semiestruturados que precisam de uma análise para assimilar sua estrutura como é identificado em XML e JSON; e os não estruturados que podem ser vídeos, fotos, apps, entre outros, que precisam de um pré-processamento para serem analisados.

A análise desses dados pode ser feita por meio de softwares como o Tableau em que os dados relevantes da empresa são organizados.

Após a importação e categorização é possível utilizar diferentes formas de visualização para identificar prioridades e padrões para se ter uma visão ampla e detalhada do negócio.

Aplicações na área da saúde

Segundo um levantamento feito pela Liga Ventures, 263 healthtechs brasileiras entregam soluções utilizando Big Data e Analytics que auxiliam na inovação no setor da saúde.

O data analytics na área da saúde pode ser muito benéfico já que possibilita a manutenção da integridade dos dados, integração com mercados globais, além de criar um acesso aos prontuários eletrônicos o que auxilia no dia a dia das profissões.

Na área farmacêutica, por exemplo, a padronização das informações sobre um produto é um grande desafio. Porque muitas vezes a forma de descrevê-la é dispersa, além disso, a qualidade dos dados é baixa e a falta de integração dos sistemas dificulta a gestão do ciclo de informação.

Com um bom trabalho de dados é possível manter a integridade do fluxo de informação e dar mais coerência, harmonização e celeridade no processo.

Dados e LGPD

Em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a obtenção de dados pode ser feita com a Lei em vigor, mas existem requisitos que precisam ser obedecidos como consentimento, transparência e não discriminação.

Na área de marketing, por exemplo, é necessário deixar claro o que a pessoa está aceitando e o descadastramento de e-mails precisa ser mais fácil.

Em saúde, surge a possibilidade de fazer portabilidade de dados, uma vez que este dado pertence ao paciente. Isto pode ajudar na medicina personalizada e também numa melhor interoperacionalidade entre diferentes plataformas.

* Roberto Tsukino é Innovation Account Manager da Bluefields.

Para mais informações sobre data analytics clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.


Burnout: um diagnóstico impossível

Inicialmente, preciso dizer que ao apresentar minhas opiniões sobre burnout não estou questionando o sofrimento alheio, nem colocando em dúvida que pessoas que tenham recebido o “diagnóstico” de burnout não estejam em sofrimento, eventualmente grave.


Mercado de equipamentos médicos brasileiro é promissor

Preço, qualidade e eficácia. Esses são alguns pilares fundamentais para que qualquer produto receba destaque no mercado.


Saúde não tem preço. Mas tem custo

A água de boa qualidade é como a saúde. Só percebemos o valor dela quando acaba.


Aprender a aprender

Uma querida amiga que esteve na linha de frente da Covid contou um divertimento algo sádico como os negacionistas e anti vacinas, que chegavam no hospital batendo no peito e berrando que não tinham medo do tal do Coronavírus, até começarem os primeiros sinais de febre ou de falta de ar.


Trabalho e Inclusão

O trabalho é um direito das pessoas, em especial daquelas com deficiência, já que o seu exercício possibilita a concretização das capacidades individuais e, assim, das dignidades coletivas e sociais.


Como o estilo de vida do século 21 transforma a saúde e a fertilidade

A fertilidade feminina pode ser alterada por diversos fatores. Nem sempre conhecidos, muitas mulheres acabam tendo dificuldade em engravidar.