Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aos amigos tudo, aos inimigos a força da lei

Aos amigos tudo, aos inimigos a força da lei

08/11/2015 Bady Curi Neto

Não se sabe ao certo a origem ou autoria do jargão popular “aos amigos tudo, aos inimigos a força da lei”.

A célebre frase parece estar imbuída na vida de alguns políticos e governantes, como se a lei pudesse ser aplicada somente para seus desafetos e nunca para os eles.

Por uma pequena digressão lembramos alguns posicionamentos de políticos que demonstram a triste realidade que coadunam com o adágio citado.

- A presidente disse em sua campanha para reeleição: "Nós podemos fazer o diabo na hora da Eleição”. Ora, o processo eleitoral é a maior manifestação popular da democracia, onde se conhece as propostas dos candidatos para que haja uma escolha consciente. O desrespeito às regras eleitorais contamina todo o processo democrático, em um verdadeiro crime lesa-pátria.

Talvez em razão de ter feito o diabo para ganhar a Eleição, o Tribunal Superior Eleitoral determinou o prosseguimento da Ação de Impugnação de Mandado Eletivo para investigar as contas de sua Campanha Eleitoral.

- O ex-presidente Lula, um dos principais articuladores do impeachment de Collor de Mello, que conclamava a presença maciça da população para as ruas, denominadas caras pintadas, agora diz que as manifestações públicas contra Dilma são elitistas e que o Impeachment é um golpe da oposição.

Não pode haver dois pesos e duas medidas, o processo do Impeachment desde que observado à legislação vigente e aos princípios de direito que norteiam a matéria é um instituto jurídico a que se sujeita qualquer governante. O discurso de que “pra eles” é para o bem do Brasil e “para nós” é golpe é uma falácia.

- O Instituto da Delação Premiada tem sido alvo de ataques de vários políticos que tem seu nome citado em alguma delação na operação lava-jato. O que chama a atenção são os argumentos utilizados para atacar o instituto como forma de desmoralizar o ordenamento jurídico. A presidente já manifestou que não respeita delator e o seu antecessor textualmente disse, em recente discurso: “O cidadão é preso e esse cidadão tem a promessa de ser solto se ele delatar alguém.

Aí, ele passa a delatar até a mãe, se for o caso, para poder sair da cadeia. O dado concreto é que nós estamos vivendo quase um estado de exceção. ” Importa esclarecer que para obter os benefícios da delação premiada, o réu ou o investigado tem que indicar outros elementos probatórios que comprovem seu depoimento. Lado outro, quando um delator cita opositores, como no caso do Eduardo Cunha, não há crítica, evidenciando a dicotomia de posicionamentos.

- Outro exemplo que se tem notícia pela imprensa é a insatisfação do ex-Presidente com o Ministro da Justiça que não tem intercedido na Polícia Federal contra as investigações de pessoas aliadas ao seu governo, culminando na busca e apreensão na empresa de seu filho, que em resposta, sem citar nomes, falou em recente entrevista: “não esperem de mim que eu diga não investiguem A, B C ou D, um Ministro da Justiça não pode conduzir investigações, seja para punir amigos ou inimigos''.

Salvador Allende, socialista, disse: “Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos”.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado