Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Aprenda a definir e alcançar objetivos

Aprenda a definir e alcançar objetivos

25/07/2017 Christian Barbosa

Muitas pessoas têm dificuldade em trabalhar com metas pessoais e nem sabem por onde começar.

As pessoas têm anseios em todos os momentos da vida, mas o fato é que nem sempre alcançam seus objetivos e metas.

Nessas situações, fazer uma melhor gestão do tempo pode ser fundamental - afinal, apenas nos tornando mais produtivos é que podemos direcionar a nossa vida, nossas atitudes, nossa atenção e a nossa energia para realizar o que queremos.

A vida é como um presente que ganhamos, e ela tem que ser vivida com abundância. O que isso significa? Para mim, viver de forma abundante é conquistar, dia após dia, coisas novas. E conquistar coisas não tem a ver apenas com bens materiais.

Me refiro também à saúde, aos relacionamentos e à conquista de uma mentalidade mais produtiva, que nos ajude a alcançar aquilo que desejamos. O primeiro passo para essas conquistas é traçar pequenos objetivos. Você pode, por exemplo, dizer: “a partir de agora, vou acordar mais cedo e dedicar 15 minutos à leitura todas as manhãs”.

Perceba que não é algo difícil de ser feito, mas já é uma meta que você estabeleceu e consegue cumprir. Isso te motiva a fazer coisas maiores e a alocar o seu tempo para fazer o que é realmente importante.

Já tive a oportunidade de desenvolver softwares sobre gestão de metas, indicadores e produtividade, e o mais interessante é que, ao comparar dados desses softwares, percebemos alguns fatores comuns em pessoas que realmente conseguem alcançar seus objetivos.

Alguns modelos dizem que, para isso acontecer, é preciso seguir alguns passos, como: especificar a meta; atribuir um tamanho a ela; elaborar um plano de ação; definir por que ela é importante e o prazo em que você pretende cumpri-la.

Tudo isso é bacana, mas quero dar uma outra dica que faz a diferença: mensure o que você deseja. Quando mede o que está buscando na vida, você consegue saber se está perto ou longe de alcançar. Muita gente tem o péssimo hábito de não medir nada.

É comum ouvir alguém dizer “gostaria de ganhar tempo no meu dia a dia”, mas não saber exatamente quanto tempo quer ganhar; ou “quero emagrecer”, mas não saber exatamente quantos quilos.

Se você não define com exatidão o que quer, isso se transforma em mais uma desculpa para não alcançar seus resultados e ficar perdido. Os números te ajudam a saber o quanto você está distante ou perto do caminho, e isso faz toda a diferença. Use-os como seus aliados e prepare-se para realizar mais!

* Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade.



Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.