Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aprender um novo idioma faz bem à saúde

Aprender um novo idioma faz bem à saúde

21/08/2014 Marcelo Cardoso

Não é nenhuma novidade que para o mercado de trabalho, ser bilíngue, é um grande diferencial. Mas, ter outro idioma, segundo pesquisas recentes, pode lhe trazer benefícios que vão muito além de uma carreira promissora.

Conforme artigo publicado na “Annals of Neurology”, uma revista americana de referência em neurologia desde 1977, as pessoas que possuem fluência de dois ou mais idiomas tem menor probabilidade de apresentar declínio cognitivo. E mais, aprender uma nova língua, mesmo na idade adulta, também pode trazer o mesmo benefício. Antigamente, falar inglês era o bastante.

Hoje, com a globalização e a disputa econômica de outros países que não tem a língua inglesa como nativa, faz com que o profissional disputado no mercado, seja aquele, que possua habilidades em mais de dois ou três idiomas. Sim, passamos por um período em que a concorrência é acirrada. Mas também, em um momento de grandes oportunidades, já que há uma grande leva de opções de estudo em vários formatos direcionados para qualquer idade.

É possível aprender com cursos presenciais, personalizados - aqueles em que os professores se deslocam até o seu local de trabalho ou casa e ainda as plataformas online. Os meios estão aí, basta escolher a melhor opção. Além de tornar-se um profissional mais qualificado, melhorar as habilidades cerebrais e garantir um salário maior, posso ainda citar mais uma gama de benefícios de se aprender outro idioma: conhecer uma nova cultura, criar mais respeito por outras tradições, tomar mais consciência dos acontecimentos no mundo, aumentar sua rede de contatos, ter independência no momento de uma viagem internacional, e por aí vai.

Portanto, aos jovens, digo: “não percam tempo”. Aos mais maduros, o mesmo, mas acrescento, “não tenham medo”. Nunca é tarde para investir no campo profissional, o que só gera benefícios pessoais e resulta em motivação e realização.

*Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves