Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Araupel e Quedas do Iguaçu pedem socorro contra invasões do MST

Araupel e Quedas do Iguaçu pedem socorro contra invasões do MST

11/08/2015 Lucas Berlanza

Em um filme infeliz que já se arrasta há muito tempo, a cidade de Quedas do Iguaçu, no estado do Paraná, se vê forçada a ser palco de um flagrante desrespeito aos direitos de propriedade – mais um perpetrado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

O MST está ocupando boa parte das terras da empresa Araupel, sediada no município e especializada na produção de produtos de madeira para a indústria mundial da construção civil e moveleira.

Para o desagrado dos ambientalistas afobados que se atreveriam a apontar os invasores como nobres agentes em defesa do meio ambiente, a verdade é que a Araupel se destaca há mais de 40 anos pelo reflorestamento, cultivando as espécies Araucária Angustifolia,Pinus Taeda e Eucalyptus Grandis; sua proposta, expressa em sua página oficial, é a de “transformar florestas auto-sustentáveis em componentes com valor agregado para a indústria mundial da construção e moveleira”.

Não é apenas isso; a economia da pequena cidade também gira em torno da empresa. São 1206 trabalhadores diretos, e mais 1000 indiretos, dos quais dependem cerca de 10 mil pessoas.

Já os insistentes militantes do MST, que, desde 1996, já realizaram cinco invasões à propriedade da empresa, obtiveram sucesso na sua empreitada – que, entretanto, é uma empreitada de destruição.

Se a empresa atacada já teve mais de R$ 15 milhões em prejuízos financeiros, o que não sensibilizará os contumazes adversários do capitalismo, talvez os dados seguintes toquem mais fundo. Na primeira invasão, o MST tomou, segundo a própria empresa, 16 mil hectares.

Dois anos depois, foram embora mais 9400 hectares; em 2003, uma terceira invasão completou um total de 52 mil hectares (!!) perdidos pela empresa. Em junho do ano passado e agora, neste mês de julho, não satisfeitos, os Sem-Terra promoveram novas invasões.

Os números são ou não realmente alarmantes? A Araupel relata que perdeu 2/3 da área de terras que possuía originalmente, e que havia Áreas de Preservação Permanente, agora, conforme artigo de Clóvis Borges na Gazeta do Povo, COMPLETAMENTE DESTRUÍDAS.

Que dirão os socialistas travestidos de ambientalistas diante dos danos à natureza causados pelos Sem-Terra? Circulam na imprensa paranaense imagens de membros do MST cortando árvores de reflorestamento, automóveis transportando pessoas com motosserras, animais dilacerados e depredações do patrimônio material da Araupel, como pontes, portas, tratores e alojamentos.

Em 9 de julho, o G7, grupo que reúne entidades do setor produtivo paranaense (como a Associação Comercial do Paraná e a Federação das Associações Comerciais) emitiu nota oficial condenando as invasões, consideradas “uma afronta às leis e ao constitucional direito à propriedade orquestrada por membros do Movimento Sem-Terra”.

Segundo a entidade, “o ato já vem causando prejuízos econômicos para as cadeias produtivas da construção civil, da madeira, da avicultura, da suinocultura, da energia elétrica, do papel e da celulose do Paraná, que têm na Araupel uma importante fornecedora de matéria-prima”, além de “inibir novos investimentos em reflorestamentos e comprometer o próprio futuro da silvicultura no país – cujo desenvolvimento foi objeto de recente compromisso assumido pela própria Presidente da República em instâncias internacionais”.

Na manhã de 21 de julho último, foi a vez de os funcionários da empresa realizarem uma manifestação em frente à sede do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária). Isso porque, segundo matéria do Portal Cantu, veículo de notícias da região, os sem-terra se justificaram alegando que a 1ª Vara Federal de Cascavel sentenciou, a partir de uma ação movida justamente pelo Incra, que parte da Fazenda Rio das Cobras, onde está a Araupel, pertence à União, e não à empresa.

No entanto, a empresa recorreu e a decisão está suspensa. A Araupel comenta: “uma sentença provisória de primeira instância anulou os títulos cuja concessão remonta ao tempo imperial, mas bastou para que o MST entendesse que era definitivo e que a Araupel é uma usurpadora de terras públicas, esquecendo que a empresa recorreu da decisão e que por mais de uma década esteve pagando aquele imóvel comprado do Grupo Votorantin em 1972”.

Além disso, a juíza Lília Côrtes emitiu uma nota informando que a área invadida não está nos autos da sentença, não tendo sido autorizada em nenhum momento a ocupação do local. O que quer que alegue, portanto, o que o MST fez é o que BANDIDOS fazem. Não cabe usar termos mais amenos. Essa é a realidade.

E não somos apenas nós que fazemos uso dessa palavra. A situação chegou a tal nível de tensão que um funcionário da Araupel, o advogado interno Eduardo Giacomet, procurou o Instituto Liberal, queixando-se de que “a cidade está em pânico porque as invasões são feitas de bandidos” e têm causado “danos materiais, ambientais, aumento da criminalidade na cidade, roubo de madeira, pânico nos trabalhadores de bem”, além de colocar em risco o comércio e os serviços da cidade.

Infelizmente, tudo isso ocorre com a omissão do poder público, que teria a missão de garantir o respeito aos direitos da empresa. Pior: em entrevista à rádio clandestina do MST, o gestor do Incra, Nilton Guedes – na verdade, condenado pelo TCU após denúncia de que mais da metade dos lotes dos assentamentos já foi vendida e inabilitado a cargos públicos por oito anos – afirmou até que, a despeito do que mostram as imagens, “há suspeita de que tenha segmento da própria empresa promovendo isso (roubando madeira)”, supostamente lançando a culpa sobre o “movimento social” – eufemismo para terroristas.

Ele se atreve até mesmo a aventar que a empresa estaria exigindo que trabalhadores operassem em um horário excessivo, um trabalho “escravo bastante grave”, mesmo ciente de que ocorre fiscalização do Ministério do Trabalho e do Imafora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), e os trabalhadores que protestaram a favor da empresa não parecem pobres vítimas de um regime pré-Lei Áurea.

Enquanto, receosos dos ataques do politicamente correto, permanecermos inertes diante de tamanhos abusos sem dar às coisas os nomes que elas merecem, nossos direitos e liberdades seguirão à mercê de um status quo em que o governo, seja qual for a sua orientação ideológica ou partido (lembramos que o Paraná é governado pelo tucano Beto Richa), continuará inchando seu poder e seus privilégios, mas fazendo pouco caso das finalidades fundamentais de sua própria existência, sequer o direito de propriedade se esforçando por defender.

* Lucas Berlanza é Acadêmico de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na UFRJ, assessor de imprensa e colunista do Instituto Liberal.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado