Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As dificuldades dos países emergentes

As dificuldades dos países emergentes

29/10/2015 Clemente Ganz Lúcio

A crise internacional de 2008 prolonga-se nos países desenvolvidos, especialmente na Europa e Japão, apesar de sinais de melhora no desempenho econômico dos EUA.

Os países emergentes vêm buscando alçar seu desenvolvimento e, diante da crise, procuraram sustentar um bom desempenho econômico.

Para tanto, lançaram medidas anticíclicas, e conseguiram manter a demanda por commodities agrícolas e minerais. Também preservaram certa capacidade exportadora de manufaturados e ampliaram os investimentos em infraestrutura.

Nesse jogo, a China teve papel central e o Brasil foi um jogador importante, especialmente pela ampliação do mercado interno de consumo de massa. Entretanto, desde 2014 os sinais das economias emergentes estão mudando, o que em parte pode comprometer a trajetória para alçá-los à condição de países desenvolvidos.

O sinal de alerta soou mais alto quando a China tomou uma série de medidas para segurar o nível de atividade, tentando evitar uma queda abrupta de crescimento, com reflexos sobre os demais países.

Como resultado, o volume do comércio internacional será menor, e estima-se que a expansão nos últimos 12 meses esteja na casa dos 1,5%, bem abaixo da média mundial anterior que era de 7% (IFF – Instituto de Finanças Internacionais).

Com menor crescimento, haverá menor demanda por commodities agrícolas e minerais, inclusive petróleo e manufaturas. Em julho, a demanda externa chinesa para o mundo teve queda de mais de 8%. Com isso, os preços desses produtos estão em queda, segundo o FMI, e ficarão em média 16% menores que o ano anterior, tendência reforçada pela valorização do dólar.

Um volume menor de vendas, com preços mais baixos, tem impacto direto na economia dos países emergentes. A recuperação da economia americana é mais um motivo que faz refluir a presença dos investidores externos nos países emergentes.

A perda do grau de investimento amplia esse refluxo e torna as dívidas mais elevadas. Por exemplo, a dívida das empresas não financeiras dos países emergentes subiu de 60% para 80% do PIB, com a parte em dólar aumentando de 10% para 40%.

O dólar mais caro faz crescer as dívidas das empresas em moeda nacional. O Brasil, que tem uma economia integrada, é afetado. Entretanto, somos a 7a maior economia do planeta, com importantes ativos naturais, um grande mercado interno, vasto território e uma estrutura produtiva diversificada.

Nossa tarefa é construir caminhos para superar os graves entraves, externos e internos, que comprometem nossa trajetória de crescimento e desenvolvimento. As dificuldades externas devem orientar a política econômica para o fortalecimento da capacidade do nosso mercado interno de consumo de massa continuar sendo um vetor determinante do crescimento do país.

Para isso, é fundamental sustentar o emprego, os salários e as transferências de renda, bem como, realizar grande esforço para recuperar – e inclusive ampliar - os investimentos em infraestrutura econômica, social e produtiva. É necessário reindustrializar nossa economia, agregando valor e incrementando a produtividade, que, dessa forma, deve transbordar para todos os setores, e chegar ao crédito produtivo e ao consumo com taxas de juro decentes, entre outros.

Esse movimento é coerente com o investimento para ampliar nossa capacidade de participar do comércio mundial de manufaturados e de produtos de maior valor agregado e de serviços especializados. O Brasil, integrado à economia mundial, deve ser condutor de sua trajetória de desenvolvimento.

Para isso, precisamos de uma política econômica coerente com o desenvolvimento produtivo, o que pode ser buscado através de um debate público que crie um campo de entendimento e compromissos entre os atores sociais e agentes econômicos.

* Clemente Ganz Lúcio



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli