Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

07/08/2012

O mundo da TI ainda não tem Olimpíadas próprias formalmente. Entretanto, a cada dois anos ocorre em algum canto do planeta o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (conhecido pela sigla em inglês, WCIT, derivada de World Congress on Information Technology).

Chamar este evento de Olimpíadas não é nenhum exagero, dado o número de participantes. O WCIT é um evento da WITSA, a Federação Mundial das Entidades de TI, na qual o Brasil é representado pela Assespro. As últimas edições do WCIT ocorreram na Malásia em 2008 e na Holanda em 2010.

A edição deste ano, o WCIT 2012, ocorrerá de 22 a 24 de outubro, na cidade de Montreal, no Canadá. Como mais importante evento global do setor de Tecnologia da Informação, o WCIT é patrocinado pelos principais fornecedores do setor, de todo mundo. Além disso, serve de vitrine para palestrantes de classe mundial: o anúncio do programa oficial foi coordenado por Larry King (inspirador do nosso Jô).

Entre os mais de cem palestrantes já confirmados, além de Larry King, se destacam as presenças de Wim Elfrink (Cisco), Bernard Charlès (Dassault), Andrew P. McAfee (pesquisador do MIT), Tom Jenkins (OpenText), Robert Youngjohns (Microsoft) e o Professor Peter A. Bruck (da Austria), entre muitos outros.

O tema central do evento é a criação de uma perspectiva única sobre a sociedade digital global. Além das atividades de auditório, o evento inclui reuniões de negócios, atividades sociais, e diversas reuniões das federações internacionais das entidades TI.

Dentre elas, a mais importante para nós brasileiros, será a reunião de diretoria da WITSA, que deverá escolher a sede do WCIT de 2016: a Assespro apresentou a candidatura de Brasília para sediar essa edição em nosso país. Desde março de 2012, quando foi tomada a decisão de apresentar a candidatura formalmente, um esforço intenso vem sendo desenvolvido em prol dela, visto que há outros países que também se postularam.

Para tanto, o apoio de todos os parceiros possíveis é fundamental. O Governo do Distrito Federal, representado pelo seu Governador e os Secretários de Ciência e Tecnologia, e de Turismo, tem dado todo apoio. Esperamos que a delegação brasileira possa retornar de Montreal em outubro com a conquista do WCIT 2016 para o Brasil. Se confirmada, será a primeira vez que este evento ocorrerá na América do Sul.

Roberto Carlos Mayer é vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e diretor da MBI e presidente da ALETI (Federação Ibero – Americana de TI).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado