Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As redes sociais não podem ser mais ignoradas

As redes sociais não podem ser mais ignoradas

24/03/2013 Lilian Loiacono

As redes sociais estão ficando cada vez mais presentes na vida das pessoas e não são mais usadas somente para interação pessoal, mas também para pesquisar, opinar, resolver pendências, dúvidas e até realizar compras.

Com isso, as empresas devem estar preparadas e estruturadas para interagir de uma forma ágil, não só em relação a todos os comentários postados a seu respeito, mas também a todas as solicitações dos clientes. O cliente quer ser atendido no canal que escolher, quer interação.

Por isso, elas devem investir em tecnologias que facilitem a comunicação e monitoramento desses multicanais, fazendo com que os agentes respondam de forma ágil e eficiente aquilo que está sendo requisitado. É preciso ter consciência que, à medida que a interação com o cliente é ampliada, a complexidade do processo também fica maior e precisa ser bem administrada.

Escolher uma plataforma que seja adequada à sua central de atendimento é o primeiro passo. Há no mercado várias plataformas que ajudam a simplificar o atendimento nesses canais de relacionamento e que não só monitoram as redes sociais, mas também auxiliam nos processos de venda, atendimento e suporte. O investimento é válido e importante. Para escolher uma plataforma que esteja de acordo com as necessidades de sua empresa, é necessário fazer sua lição de casa e pesquisar.

Dê preferência a uma plataforma que se integre ao serviço que já esteja implementado em sua empresa, para que o processo seja o mais simples possível. Além disso, a plataforma deve ser fácil de ser manejada. Verifique como é determinado o fluxo de atendimento, se a plataforma monitora o perfil do cliente e se permite que as respostas sejam direcionadas para o agente que esteja mais preparado para atender a solicitação do cliente.

Sem contar que a solução deve estar preparada para responder no mesmo ambiente no qual o cliente fez o contato. Na parte administrativa, é importante que a plataforma recupere conversas, administre as ilhas de atendimento e os agentes e emitam relatórios significativos para o gerenciamento da sua central. Enfim, a plataforma deve proporcionar uma estrutura que facilite a comunicação entre a empresa e o cliente de forma ágil e eficiente no canal que melhor lhe convier.

*Lilian Loiacono é gerente de marketing da XGEN, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para atendimento ao cliente.



Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann