Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Atitudes que não se aprendem na escola

Atitudes que não se aprendem na escola

19/09/2014 Eduardo Ferraz

Está aberta a temporada dos maiores programas de trainees do Brasil.

Grandes empresas oferecem vagas para jovens estudantes e recém-formados, que podem aproveitar a oportunidade para saber se aquilo que estudaram tem realmente a ver com o que almejam para o futuro.

Porém, mais do que ter uma boa faculdade e fazer um bom estágio, é importante lembrar que existem atitudes essenciais para um bom profissional e que estas não se aprendem nas escolas. São questões ligadas à conduta e a comportamentos que, aliadas a muita prática e um currículo consistente, ditarão com muito mais intensidade o sucesso ou fracasso do profissional.

Seguem abaixo cinco atitudes essenciais que não se aprendem na escola.

1- Coerência – Muito mais importante do que aquilo que você fala é o que você efetivamente faz no dia a dia. Não tenha receio de admitir seus erros ou expressar sua pouca competência em determinadas atividades nem tampouco de assumir a responsabilidade quando tiver que tomar decisões difíceis.

2- Ética – Seja correto com todas as suas obrigações e evite qualquer tipo de esperteza ou malandragem. O preço de ser ético sempre vale a pena no longo prazo, mesmo que custe um pouco mais caro no início. Ser reconhecido como pessoa íntegra facilita as relações em todas as áreas e dá uma maior margem de manobra para lidar com os desafios cotidianos.

3- Profissionalismo - É a atitude do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a vontade de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais.

4- Resiliência - É a habilidade de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Profissionais resilientes conseguem, muitas vezes, transformar grandes dificuldades em oportunidades de aprendizado e crescimento.

5 - Determinação – É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e firmeza, mantendo-se concentrado, sem desviar do roteiro planejado. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de não demonstrar desânimo ou insegurança quando a situação é difícil.

*Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental.



O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves