Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Atitudes que não se aprendem na escola

Atitudes que não se aprendem na escola

19/09/2014 Eduardo Ferraz

Está aberta a temporada dos maiores programas de trainees do Brasil.

Grandes empresas oferecem vagas para jovens estudantes e recém-formados, que podem aproveitar a oportunidade para saber se aquilo que estudaram tem realmente a ver com o que almejam para o futuro.

Porém, mais do que ter uma boa faculdade e fazer um bom estágio, é importante lembrar que existem atitudes essenciais para um bom profissional e que estas não se aprendem nas escolas. São questões ligadas à conduta e a comportamentos que, aliadas a muita prática e um currículo consistente, ditarão com muito mais intensidade o sucesso ou fracasso do profissional.

Seguem abaixo cinco atitudes essenciais que não se aprendem na escola.

1- Coerência – Muito mais importante do que aquilo que você fala é o que você efetivamente faz no dia a dia. Não tenha receio de admitir seus erros ou expressar sua pouca competência em determinadas atividades nem tampouco de assumir a responsabilidade quando tiver que tomar decisões difíceis.

2- Ética – Seja correto com todas as suas obrigações e evite qualquer tipo de esperteza ou malandragem. O preço de ser ético sempre vale a pena no longo prazo, mesmo que custe um pouco mais caro no início. Ser reconhecido como pessoa íntegra facilita as relações em todas as áreas e dá uma maior margem de manobra para lidar com os desafios cotidianos.

3- Profissionalismo - É a atitude do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a vontade de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais.

4- Resiliência - É a habilidade de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Profissionais resilientes conseguem, muitas vezes, transformar grandes dificuldades em oportunidades de aprendizado e crescimento.

5 - Determinação – É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e firmeza, mantendo-se concentrado, sem desviar do roteiro planejado. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de não demonstrar desânimo ou insegurança quando a situação é difícil.

*Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre