Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Atitudes que não se aprendem na escola

Atitudes que não se aprendem na escola

19/09/2014 Eduardo Ferraz

Está aberta a temporada dos maiores programas de trainees do Brasil.

Grandes empresas oferecem vagas para jovens estudantes e recém-formados, que podem aproveitar a oportunidade para saber se aquilo que estudaram tem realmente a ver com o que almejam para o futuro.

Porém, mais do que ter uma boa faculdade e fazer um bom estágio, é importante lembrar que existem atitudes essenciais para um bom profissional e que estas não se aprendem nas escolas. São questões ligadas à conduta e a comportamentos que, aliadas a muita prática e um currículo consistente, ditarão com muito mais intensidade o sucesso ou fracasso do profissional.

Seguem abaixo cinco atitudes essenciais que não se aprendem na escola.

1- Coerência – Muito mais importante do que aquilo que você fala é o que você efetivamente faz no dia a dia. Não tenha receio de admitir seus erros ou expressar sua pouca competência em determinadas atividades nem tampouco de assumir a responsabilidade quando tiver que tomar decisões difíceis.

2- Ética – Seja correto com todas as suas obrigações e evite qualquer tipo de esperteza ou malandragem. O preço de ser ético sempre vale a pena no longo prazo, mesmo que custe um pouco mais caro no início. Ser reconhecido como pessoa íntegra facilita as relações em todas as áreas e dá uma maior margem de manobra para lidar com os desafios cotidianos.

3- Profissionalismo - É a atitude do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a vontade de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais.

4- Resiliência - É a habilidade de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Profissionais resilientes conseguem, muitas vezes, transformar grandes dificuldades em oportunidades de aprendizado e crescimento.

5 - Determinação – É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e firmeza, mantendo-se concentrado, sem desviar do roteiro planejado. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de não demonstrar desânimo ou insegurança quando a situação é difícil.

*Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves