Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Austrália: Sete motivos para fazer intercâmbio no país

Austrália: Sete motivos para fazer intercâmbio no país

09/12/2015 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

O sexto maior país é mundialmente famoso por ser a terra dos cangurus, dos coalas e do surf.

A Austrália tem sido cada dia mais procurada pelos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio.

Além de seus desertos, conhecidos também por outbacks, o país tem praias incríveis, paisagens de tirar o fôlego e vida noturna agitada.

Os que gostam de passeios culturais ficaram encantados com a arte aborígene, dos primeiros habitantes do continente.

Motivos é que não faltam para tornar a Austrália a principal escolha para um intercâmbio.

Para deixar a escolha ainda mais fácil, destaquei sete principais razões para embarcar nesse destino.

Paisagens: mundialmente famosa pelo surf: o país é sede de algumas etapas do campeonato mundial de surf, e não é a toa, as praias são perfeitas para a prática do esporte. A paixão é tanta que algumas escolas oferecem até porta prancha. Mas o país tem muito mais a oferecer, além de praias deslumbrantes, há desertos, montanhas, flora e fauna. Quem não se encanta com os coalas e cangurus?

Clima similar ao nosso: As estações acompanham o calendário brasileiro e de todo o hemisfério sul - com temperaturas amenas e parecidas com as que encontramos no Brasil. A diferença é que as estações são mais bem definidas.

Ensino: escolas de inglês com excelente qualidade. Se você quer aprimorar o idioma, a Austrália tem instituições com ótima metodologia. Há muitas opções nas principais cidades.

Cursos técnicos: muitas opções em todas as áreas, os famosos VET (Educação e Treinamento Vocacionais) tem ótimo padrão de ensino. Essa é uma boa alternativa para quem já tem o inglês avançado e quer se destacar em alguma área profissional específica.

Trabalho: permissão de trabalho para estudantes brasileiros. Se estiver matriculado em um curso de pelo menos 14 semanas, com carga horária mínima de 20 horas semanais, pode trabalhar 40 horas a cada duas semanas. Uma ótima forma de ajudar nos custos do intercâmbio.

Qualidade de vida e segurança: das cidades mais tranquilas até as grandes metrópoles, os locais são seguros para os moradores e turistas, você pode andar tranquilamente, independente do horário. O transporte público funciona bem. Há muitas opções de lazer ao ar livre, os australianos também prezam por uma vida saudável, tanto que a bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados por lá.

Povo acolhedor e receptivo: além de muito educados, os australianos são muito amigáveis com estrangeiros, tanto que o país conta com mais de 200 nacionalidades presentes. Já viu que não vai ser difícil ser bem recebido, né

Gostou? O próximo passo é procurar uma agência de intercâmbio sólida e conversar com seu consultor para escolher a escola e cidade que mais se encaixem no seu perfil.

Depois é só escolher a data, deixar o passaporte e visto em dia e arrumar as malas.

* Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins