Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

31/01/2018 Marco Zolet

O comércio online de frutas, legumes e verduras, e como humanizar ainda mais esse processo.

Segundo índice calculado pela APAS/FIPE (Associação Paulista de Supermercados/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) os preços dos itens hortifrutigranjeiros caíram 3,96% em 2017. Isso é ótimo, para todos.

Se com as compras online já não temos gasto com gasolina, estacionamento, entre outros fatores, com essa queda de preço a opção de fazer as compras de hortifrúti via plataformas virtuais se torna ainda mais vantajosa. Os produtos que estão englobados nas categorias frutas, legumes e verduras são chamados no meio empresarial de FLV.

Em junho do ano passado, a Amazon anunciou a compra da rede WholeFoods por cerca de 13,7 bilhões de dólares. Isso mostra que a maior empresa de comércio online do mundo é detentora de uma fonte de alimentos frescos também. Estamos ansiosos para as inovações que eles trarão neste setor.

Do nosso lado, um dos grandes diferenciais que temos enquanto empresa de supermercado online, é a entrega rápida desses alimentos frescos na casa dos clientes. Não podemos alterar os preços, pois seguimos o que está nas gôndolas dos nossos supermercados parceiros, mas podemos facilitar o processo.

Nosso modelo de crowdsourcing, por exemplo, permite uma avaliação mais humana dos itens que são colocados no carrinho físico. Ao invés de uma separação mais automatizada, buscamos que o atendimento seja focado no profissional que faz a compra, o shopper, do momento do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Toda a nossa logística é voltada para que os itens cheguem na casa do consumidor do jeito que ele pediu, seja no estado de maturação, cor, ou qualquer outro aspecto que ele possa nos detalhar. Com isso, temos um nível de entrega que corresponda ao máximo às expectativas de nossos consumidores.

Para que isso seja possível, nossa operação inclui a opção de o cliente detalhar como ele prefere os alimentos frescos. Nossos shoppers, por sua vez, seguem munidos de informação. Em 2015, Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), divulgou que o consumo de FLV havia aumentado em 40% naquele ano.

Acredito que com o crescimento de práticas de vida mais saudáveis e a busca por uma dieta o mais livre de industrializados possível, a procura por esses alimentos vá aumentar ainda mais. Estamos preparados para seguir essa tendência, entregar produtos FLV na casa dos consumidores que buscam produtos frescos, eficiência e comodidade.

* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves