Barracas de feira, dentro dos aparelhos
Barracas de feira, dentro dos aparelhos
O comércio online de frutas, legumes e verduras, e como humanizar ainda mais esse processo.
Segundo índice calculado pela APAS/FIPE (Associação Paulista de Supermercados/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) os preços dos itens hortifrutigranjeiros caíram 3,96% em 2017. Isso é ótimo, para todos.
Se com as compras online já não temos gasto com gasolina, estacionamento, entre outros fatores, com essa queda de preço a opção de fazer as compras de hortifrúti via plataformas virtuais se torna ainda mais vantajosa. Os produtos que estão englobados nas categorias frutas, legumes e verduras são chamados no meio empresarial de FLV.
Em junho do ano passado, a Amazon anunciou a compra da rede WholeFoods por cerca de 13,7 bilhões de dólares. Isso mostra que a maior empresa de comércio online do mundo é detentora de uma fonte de alimentos frescos também. Estamos ansiosos para as inovações que eles trarão neste setor.
Do nosso lado, um dos grandes diferenciais que temos enquanto empresa de supermercado online, é a entrega rápida desses alimentos frescos na casa dos clientes. Não podemos alterar os preços, pois seguimos o que está nas gôndolas dos nossos supermercados parceiros, mas podemos facilitar o processo.
Nosso modelo de crowdsourcing, por exemplo, permite uma avaliação mais humana dos itens que são colocados no carrinho físico. Ao invés de uma separação mais automatizada, buscamos que o atendimento seja focado no profissional que faz a compra, o shopper, do momento do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.
Toda a nossa logística é voltada para que os itens cheguem na casa do consumidor do jeito que ele pediu, seja no estado de maturação, cor, ou qualquer outro aspecto que ele possa nos detalhar. Com isso, temos um nível de entrega que corresponda ao máximo às expectativas de nossos consumidores.
Para que isso seja possível, nossa operação inclui a opção de o cliente detalhar como ele prefere os alimentos frescos. Nossos shoppers, por sua vez, seguem munidos de informação. Em 2015, Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), divulgou que o consumo de FLV havia aumentado em 40% naquele ano.
Acredito que com o crescimento de práticas de vida mais saudáveis e a busca por uma dieta o mais livre de industrializados possível, a procura por esses alimentos vá aumentar ainda mais. Estamos preparados para seguir essa tendência, entregar produtos FLV na casa dos consumidores que buscam produtos frescos, eficiência e comodidade.
* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.