Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

31/01/2018 Marco Zolet

O comércio online de frutas, legumes e verduras, e como humanizar ainda mais esse processo.

Segundo índice calculado pela APAS/FIPE (Associação Paulista de Supermercados/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) os preços dos itens hortifrutigranjeiros caíram 3,96% em 2017. Isso é ótimo, para todos.

Se com as compras online já não temos gasto com gasolina, estacionamento, entre outros fatores, com essa queda de preço a opção de fazer as compras de hortifrúti via plataformas virtuais se torna ainda mais vantajosa. Os produtos que estão englobados nas categorias frutas, legumes e verduras são chamados no meio empresarial de FLV.

Em junho do ano passado, a Amazon anunciou a compra da rede WholeFoods por cerca de 13,7 bilhões de dólares. Isso mostra que a maior empresa de comércio online do mundo é detentora de uma fonte de alimentos frescos também. Estamos ansiosos para as inovações que eles trarão neste setor.

Do nosso lado, um dos grandes diferenciais que temos enquanto empresa de supermercado online, é a entrega rápida desses alimentos frescos na casa dos clientes. Não podemos alterar os preços, pois seguimos o que está nas gôndolas dos nossos supermercados parceiros, mas podemos facilitar o processo.

Nosso modelo de crowdsourcing, por exemplo, permite uma avaliação mais humana dos itens que são colocados no carrinho físico. Ao invés de uma separação mais automatizada, buscamos que o atendimento seja focado no profissional que faz a compra, o shopper, do momento do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Toda a nossa logística é voltada para que os itens cheguem na casa do consumidor do jeito que ele pediu, seja no estado de maturação, cor, ou qualquer outro aspecto que ele possa nos detalhar. Com isso, temos um nível de entrega que corresponda ao máximo às expectativas de nossos consumidores.

Para que isso seja possível, nossa operação inclui a opção de o cliente detalhar como ele prefere os alimentos frescos. Nossos shoppers, por sua vez, seguem munidos de informação. Em 2015, Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), divulgou que o consumo de FLV havia aumentado em 40% naquele ano.

Acredito que com o crescimento de práticas de vida mais saudáveis e a busca por uma dieta o mais livre de industrializados possível, a procura por esses alimentos vá aumentar ainda mais. Estamos preparados para seguir essa tendência, entregar produtos FLV na casa dos consumidores que buscam produtos frescos, eficiência e comodidade.

* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.



O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves