Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

31/01/2018 Marco Zolet

O comércio online de frutas, legumes e verduras, e como humanizar ainda mais esse processo.

Segundo índice calculado pela APAS/FIPE (Associação Paulista de Supermercados/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) os preços dos itens hortifrutigranjeiros caíram 3,96% em 2017. Isso é ótimo, para todos.

Se com as compras online já não temos gasto com gasolina, estacionamento, entre outros fatores, com essa queda de preço a opção de fazer as compras de hortifrúti via plataformas virtuais se torna ainda mais vantajosa. Os produtos que estão englobados nas categorias frutas, legumes e verduras são chamados no meio empresarial de FLV.

Em junho do ano passado, a Amazon anunciou a compra da rede WholeFoods por cerca de 13,7 bilhões de dólares. Isso mostra que a maior empresa de comércio online do mundo é detentora de uma fonte de alimentos frescos também. Estamos ansiosos para as inovações que eles trarão neste setor.

Do nosso lado, um dos grandes diferenciais que temos enquanto empresa de supermercado online, é a entrega rápida desses alimentos frescos na casa dos clientes. Não podemos alterar os preços, pois seguimos o que está nas gôndolas dos nossos supermercados parceiros, mas podemos facilitar o processo.

Nosso modelo de crowdsourcing, por exemplo, permite uma avaliação mais humana dos itens que são colocados no carrinho físico. Ao invés de uma separação mais automatizada, buscamos que o atendimento seja focado no profissional que faz a compra, o shopper, do momento do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Toda a nossa logística é voltada para que os itens cheguem na casa do consumidor do jeito que ele pediu, seja no estado de maturação, cor, ou qualquer outro aspecto que ele possa nos detalhar. Com isso, temos um nível de entrega que corresponda ao máximo às expectativas de nossos consumidores.

Para que isso seja possível, nossa operação inclui a opção de o cliente detalhar como ele prefere os alimentos frescos. Nossos shoppers, por sua vez, seguem munidos de informação. Em 2015, Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), divulgou que o consumo de FLV havia aumentado em 40% naquele ano.

Acredito que com o crescimento de práticas de vida mais saudáveis e a busca por uma dieta o mais livre de industrializados possível, a procura por esses alimentos vá aumentar ainda mais. Estamos preparados para seguir essa tendência, entregar produtos FLV na casa dos consumidores que buscam produtos frescos, eficiência e comodidade.

* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado