Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bases sólidas para enfrentar a crise

Bases sólidas para enfrentar a crise

18/12/2008 Eduardo Pocetti

Em meio à grave crise financeira internacional que afeta a economia real de países de todo o mundo, o Brasil segue dando sinais de que está preparado para encarar as turbulências sem sofrer grandes choques.

Um desses indicadores foi o crescimento de 6,8% do PIB nacional registrado no terceiro trimestre deste ano em comparação ao resultado do mesmo período de 2007. O dado aponta que, mesmo após cerca de um ano de restrições ao crédito no mercado internacional devido aos problemas com as hipotecas "subprime" (empréstimos de risco concedidos com a exigência de poucas garantias) no mercado financeiro dos Estados Unidos, o Brasil conseguiu obter um crescimento expressivo, justamente no período em que a atual grave crise estouro. Lembramos que a quebra do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers, anunciada em 15 de setembro passado, é o principal marco do momento que vivemos.

Os 6,8% de crescimento foram impulsionados, principalmente, por uma taxa recorde de investimentos na produção (19,7%), alta de 7,3% no consumo das famílias, evolução de 11,7% na construção civil e avanço de 6,7% no setor agropecuário. Essa taxa recorde de investimentos na produção (conhecida como formação bruta de capital fixo) é um indicador de que a inflação devido à escassez de oferta não é uma ameaça imediata. É evidente que os efeitos da crise internacional estão tendo reflexo mais significativo sobre nós nestes últimos três meses de 2008. Desta forma, é dada como certa a perspectiva de que a economia Brasileira venha a apresentar desaceleração entre outubro e dezembro. Há também o receio de que tal tendência se estenda ao longo dos primeiros meses de 2009.

No entanto, as ações governamentais internas e mundiais destinadas a destravar o consumo estão sendo expressivas e tendem a surtir efeitos decisivos conforme a confiança do mercado e dos consumidores tome uma trajetória positiva. Vale ressaltar que os números acumulados pela economia nacional nos nove primeiros meses deste ano são contundentes. Para se ter uma idéia, mesmo que o PIB brasileiro fique estagnado, isto é, não tenha avanço algum neste último trimestre na comparação com igual período de 2007, o crescimento em 2008 ficará em 4,8%, segundo análise do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão responsável pelo cálculo do PIB, que representa a soma das riquezas do país). Para que a economia cresça no mesmo patamar de 2007 (5,7%), a evolução do PIB no último trimestre de 2008 precisaria ficar em 3,7%, o que equivale a 3,1 pontos percentuais abaixo do resultado do terceiro trimestre deste ano.

No governo, mesmo reconhecendo os efeitos da crise internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, aposta, por exemplo, que o crescimento do PIB no último trimestre deste ano fique entre 3% e 3,5%, o que representaria uma economia 5,5% maior em 2008, ante os dados do ano anterior. O grande desafio que se apresenta, e que vem efetivamente sendo encarado pelas autoridades, é fazer com que o crédito (um dos principais instrumentos de estímulo ao crescimento) e outros recursos (disponibilizados a partir da prorrogação dos prazos de recolhimento de impostos, ou mesmo da redução de alíquotas ou lançamento de novas alíquotas do Imposto de Renda - Pessoa Física) cheguem às mãos e estejam disponíveis aos setores produtivos e à população em geral. Apesar de alguns determinados segmentos econômicos, em especial aqueles dedicados às exportações, estarem sofrendo mais em razão da redução internacional do consumo de bens e produtos, o mercado interno brasileiro é grande o suficiente para garantir a evolução da economia.

Além disso, hoje, o Brasil é um ator de reconhecida inserção e liderança internacional, contando com parceiros políticos e comerciais que vão muito além dos principais afetados pela atual crise, que são os países desenvolvidos. Como em qualquer segmento das relações humanas, momentos de crise tornam as pessoas mais alertas, atentas e, na maioria das vezes, temerosas por eventuais sofrimentos e perdas. Por outro lado, as crises ampliam espaços para as oportunidades, para a criatividade e para o espírito empreendedor. Com uma população estimada em 190 milhões de habitantes e diante da inserção de expressivos contingentes de cidadãos no mercado consumidor nos últimos anos, o espaço para as oportunidades está aberto. Cabe a cada um permanecer atento e aproveitar tais oportunidades.

Assim, mesmo diante de um cenário atualmente conturbado, com a maioria dos agentes temendo perdas e, portanto, agindo de forma mais conservadora, a ação conjugada dos governos internacionais para debelar a crise é um fato sem precedentes e que deve reverter o quadro no prazo adequado para que o mundo retome a anterior tendência quase que global de crescimento. No Brasil, em especial, a solidez das instituições, as características de seu mercado interno e as bases econômicas apoiadas em indicadores positivos - como é exemplo o resultado do PIB do terceiro trimestre deste ano -certamente serão fatores que não deixarão espaço para que a crise se aprofunde por aqui. Resolvidos os impactos imediatos dos reflexos externos, o crescimento será certamente retomado com o mesmo vigor registrado nos nove primeiros meses de 2008.

*Eduardo Pocetti é CEO da BDO Trevisan.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli