Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bem-vindo à 4ª Revolução Industrial

Bem-vindo à 4ª Revolução Industrial

07/06/2018 Robson Wanka

Futuro: conjunto de fatos relacionados a um tempo que está por vir.

Na indústria da moda essa descrição está ultrapassada. O futuro já chegou. Digo isso porque a forma de fazer e de consumir moda vem passando por diversas transformações e a movimentação para pôr em prática os processos de criação e produção da roupa que vamos ver nas ruas daqui a poucos anos está a todo vapor.

Bem-vindo, portanto, à 4ª Revolução Industrial. Assim como na primeira grande transformação dos meios de produção, que resultou na Revolução Industrial no século XVIII na Inglaterra, o setor têxtil está novamente atuando como protagonista nesta 4ª Revolução Industrial que está diante de nossos olhos.

A primeira planta piloto de Confecção 4.0 foi criada no Brasil no ano passado e desde então vem funcionando como uma escola modelo para que empresários, executivos, designers e demais representantes das cadeias têxtil, de confecção e moda conheçam as novas tecnologias que vão transformar os processos de manufatura, com inovação e interação entre a automação e a “internet das coisas”.

A conectividade é a chave para toda essa transformação. A movimentação que vem ocorrendo internacionalmente é extremamente veloz. Hoje temos em pesquisa avançada a reciclagem de materiais para transformação em fibras têxteis, por exemplo, além da "Wearable Technology" - ou “Tecnologia Vestível” –, em que a tendência são roupas e acessórios confeccionados com tecidos e materiais inteligentes, capazes de captar a energia solar e cinética para alimentar os wearables instalados na trama do material.

E como é possível produzir isso tudo? IoT (Internet of Things) – ou Internet das Coisas – é a resposta. Máquinas, sistemas e produto final totalmente conectados de acordo com a necessidade de cada consumidor. A forma de consumir roupa está mudando e o cliente quer, cada dia mais, produtos personalizados, exclusivos, que atendam às suas necessidades específicas.

Seja uma blusa que muda de cor ao toque de um botão ou uma que monitore a pressão arterial, ou até mesmo uma calça na qual a trama do tecido tenha sensores que monitoram e auxiliam os exercícios físicos, como um personal trainer de inteligência artificial.

Tenho rodado continentes e fico satisfeito em constatar que caminhamos lado a lado com o que há de melhor no mundo em termos de Indústria 4.0. As empresas brasileiras estão percebendo a necessidade de absorver as novidades.

O empresariado têxtil já se movimenta para acompanhar essa transformação e não perder o bonde da história. Atualmente, mais de 40 CEOs e executivos de indústrias têxteis e de confecção de todo o país estão unidos para elaborar os primeiros projetos brasileiros em Confecção 4.0 por meio do MBI em Industria 4.0 promovido pelo SENAI CETIQT, instituição do Rio de Janeiro que é referência em tecnologia, consultoria e formação de mão de obra para o setor têxtil.

O caminho é longo, mas já começou com ações pontuais em todo o mundo. Porém a implantação de todo o processo, aos moldes da Confecção 4.0, deve acontecer nos próximos anos. Alemanha e Estados Unidos, que são os precursores, também não estão prontos ainda. Mas no Brasil o tiro de largada já foi dado. E estamos começando da forma certa.

É preciso automatizar nossas fábricas para produzirmos dentro de processos mais sustentáveis, com menos perdas e geração de resíduos, maiores garantias de qualidade e valor agregado ao produto final.

A indústria têxtil e da moda está unida, dividindo aprendizado, buscando a troca de informações conjuntas, com garra para fortalecer a cadeia como um todo, a fim de tornar realidade também no Brasil este novo ciclo produtivo, a 4ª revolução industrial.

O sonho está se materializando. Começamos a dar corpo a uma comunidade empresarial que pode construir na prática a fábrica do futuro. Para isso estamos unindo várias competências.

Essa é a hora de repensar, reformular, adequar – e, por que não dizer, superar e surpreender – na descoberta de fontes, tecnologias e novas formas de atuar e produzir. É o futuro que começa a se transformar em presente; uma grande oportunidade para se desenhar o novo parque fabril brasileiro.

* Robson Wanka é Gerente de Educação do SENAI CETIQT; formado em Engenharia Industrial Elétrica, com mestrado em Metrologia Científica e Industrial.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves