Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Big Data para tudo e todos

Big Data para tudo e todos

19/03/2014 Juliana Ferreira

Quando se fala das vantagens do Big Data para o varejo, as pessoas logo associam o assunto a contribuições para os negócios de internet, em especial para o varejo online, esquecendo que obter dados estruturados e conseguir realizar análises acuradas é importante para qualquer segmento ou negócio, seja no mundo virtual ou físico.

O big sonho das companhias é encontrar uma maneira eficiente de armazenar, extrair, filtrar e cruzar estruturadamente informações estratégicas que permitam ações direcionadas ao público-alvo da empresa. E não necessariamente, essas ações são feitas por meio de canais de mídias digitais. Esses dados ajudam a conhecer como ninguém o cliente e também facilita a escolha das melhores ferramentas para comunicação com esse cliente.

Diante disso, também se torna muito mais fácil obter retorno dos investimentos. Hoje, as empresas conseguem entender o que as pessoas desejam comprar e como fazer para aquele produto ou serviço chegar rapidamente à frente do seu consumidor. Um exemplo disso são os anúncios de produtos que aparecem nas páginas das pessoas no Facebook de acordo com os assuntos que cada um mais gosta. Isso é Big Data no mundo real. Isso significa que alguém conseguiu extrair dados do seu perfil e transformou seus posts em informações sobre seus desejos de consumo.

Além de direcionar os esforços de marketing e vendas, Big Data também fornece informações estratégicas para todas as áreas de uma organização, pois pode melhorar o sistema de logística, auxiliar o departamento de RH a contratar pessoas com o perfil desejado, e claro, disponibilizar dados extremamente estratégicos para o negócio. É possível, por exemplo, cruzar dados demográficos e sobre hábitos de consumo para definir as regiões em que devem ser abertas novas lojas de uma rede varejista.

Mas em meio a tanto conteúdo, qual é a maneira mais eficiente de gerenciar tudo isso? O maior desafio é criar estruturas de sistemas de armazenamento de informações, consolidando tudo de forma estruturada, para que haja velocidade na entrega do conteúdo para atender às necessidades das corporações. O novo modelo não desafia apenas a criação de um ambiente tecnológico favorável. Os profissionais da área de TI e marketing também precisam estar aptos a analisar e saber rapidamente o que fazer com as informações extraídas.

A realidade é que Big Data faz parte hoje de praticamente todos os setores e atividades. Acredite que suas características e informações estão sendo armazenadas o tempo todo e que alguém já te conhece melhor do que você imagina. E diante disso, um dos setores mais interessados em “espiar” a vida dos consumidores é o varejo, que está investindo bastante em testes para aprimoramento da tecnologia. Se tudo der certo, em um futuro não muito distante, quando você pensar que deseja algo, esse produto estará bem à sua frente e você terá poucos segundos para refletir se deve comprá-lo.

*Juliana Ferreira é sócia-diretora executiva da A2F, empresa especializada em soluções críticas na área de Tecnologia da Informação.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes