Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Blended Learning, um salto no aprendizado

Blended Learning, um salto no aprendizado

24/02/2017 Suelen dos Santos Braga

O cenário educacional vem sendo alterado constantemente, principalmente em razão da inserção das tecnologias digitais.

Apropriar-se das ferramentas digitais e utilizá-las a favor da aprendizagem é um grande desafio para educadores que estudaram e aprenderam a ensinar em uma era que não contava com tantos recursos de interação e colaboração.

Segundo a UNESCO (2016), as tecnologias de comunicação e as redes sociais são um catalizador essencial para essa transformação. A juventude de hoje tem uma formidável oportunidade, pois é a geração mais informada da história e também a mais engajada em modos alternativos de ativismo civil, social e político. Isso ocorre por eles serem encorajados, por meio das redes sociais, a seguir o caminho da mobilização, colaboração e inovação.

Certamente este é um dos motivos pelo qual a metodologia do Blended Learning vem ganhando cada vez mais espaço no cenário 3.0, já que o objetivo é aperfeiçoar o desempenho dos alunos – bem como sistematizar práticas pedagógicas – por meio do ensino presencial e a distância, tendo uma base alicerçada em aulas interativas que possibilitam feedbacks e incentivam o engajamento, a motivação e a troca de experiências.

O Blended Learning conceitua-se em gerenciar ações que possibilitam a continuação do aprendizado em ambientes virtuais, utilizando os recursos disponíveis na Internet, para comunicar, pesquisar, discutir questões e exercitar o senso crítico.

Isso possibilita ao aluno ser um curador de conteúdo, contribuindo para que ele desenvolva habilidades do século 21. Existem dois meios diferenciados de ensinar por meio do Blended Learning: síncrono e assíncrono. No modelo síncrono, educador e alunos utilizam diferentes recursos tecnológicos ao mesmo tempo para se conectarem, semelhante à uma sala de aula.

Alguns exemplos de recursos síncronos são telefone, web conferência, chat, vídeo conferência. A web conferência possibilita ao educador ministrar aulas de modo que os alunos possam vê-lo e ouvi-lo, interagindo com perguntas e discussões. Já no modelo assíncrono, educador e alunos não estão conectados ao mesmo tempo.

Exemplos de assíncronos são e-mails, fóruns e outros recursos em que o aluno pode enviar dúvidas, críticas e sugestões, acessando o conteúdo no momento que achar pertinente. Neste formato, o educador pode responder dúvidas e participar de discussões em momentos diferentes, como por exemplo, o aluno publica uma pergunta às 9h e o professor responde às 17h.

A diferença no modo assíncrono é que o tempo pode ser gerenciado da melhor forma por educadores e alunos. Na perspectiva de Moran (2005) “ensinar e aprender, hoje, não se limitam apenas ao trabalho dentro de uma sala”.

Implicam, frequentemente, em transformar o que fazemos fora dela também, seja no modo presencial ou virtual. Ainda segundo o autor, torna-se indispensável a presença do professor porque o encontro físico facilita o conhecimento mútuo na medida em que são estabelecidos laços que fortalecem a confiança para depois gerenciar o processo de aprendizagem, como por exemplo, organizar grupos e discutir propostas.

Para garantir o sucesso do Blended Learning a interação, além de fundamental, é indispensável. É necessário incentivar os alunos a gerenciar as tarefas para uma compreensão aprofundada do conteúdo apresentado para que, assim, possam compartilhar informações, discutir questões e solucionar problemas.

A comunicação entre os alunos fomenta a oportunidade de compartilhar experiências e aplicar o que estão aprendendo, aguçando novos conhecimentos e novas habilidades. Atualmente as plataformas disponíveis oferecem uma coletânea de funcionalidades que permitem elaborar e gerenciar espaços de aprendizagem por meio dos quais os alunos podem compartilhar e interagir, seja com outros alunos ou com o educador.

E em muitas soluções disponíveis no mercado não é necessário investimento, como o Blackboard, Moodle e Dekeos. Aplicativos para comunicação imediata também devem ser usados como Skype, WhatsApp, bem como as redes sociais, onde o educador pode organizar grupos privados, chat, além de compartilhar vídeos, imagens, podcast e outros conteúdos interativos, possibilitando ao aluno acesso de onde quer que ele esteja.

A Planneta oferece formações para Educadores que incentivam a prática doBlended Learning, visando a integração dos recursos tecnológicos aos conteúdos pedagógicos, além de promover a prática colaborativa.

* Suelen dos Santos Braga é Pedagoga e Consultora Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil, com experiência em trabalhos relacionados à Educação e Tecnologia Educacional.



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder