Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cai a vestal do senador Demóstenes Torres

Cai a vestal do senador Demóstenes Torres

15/04/2012

"Alguém pode enganar poucos por muito tempo, muitos por pouco tempo, mas não todos por todo o tempo". (Abraham Lincoln).

E a ficha caiu do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), quando todos o tinham como a vestal do Senado. Que decepção! As gravações de seu envolvimento corrupto são incontestáveis. Logo ele que se arvorava em arauto da ética e da moralidade no Senado Federal. Por acaso, o senador aprendeu tudo isso com os maus exemplos dos petralhas?
Certa feita, o senador chamou de beócios aqueles brasileiros que pregam o fim do Senado por considerá-lo inoperante e cheio de políticos promíscuos. Agora o senador sabe que a população não se engana, e que ela tem suas razões...
Quem deve estar eufórico por sua iminente cassação, certamente, é o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Não queria estar na sua pele. E não é à toa que se ganha como presente de casamento eletrodoméstico no valor de R$ 30 mil.
A situação do senador é delicada e somente a intervenção divina poderá salvá-lo. O senador não devia olvidar o sábio dito popular que diz que a ocasião faz o ladrão. Vai pagar caro por desobedecer à sabedoria popular e por ter se aproximado demais da esperteza do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Enredou-se em teia de aranha porque quis desfrutar das intimidades do bicheiro amigo. Compreendem-se as fraquezas humanas, mas o senador dourou demais a “bola” da corrupção propiciada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira. De qualquer forma, esperamos que o senador prove a sua inocência, porque o estrago já está consumado e muita coisa ainda vai ser revelada.
  * Júlio César Cardoso é Bacharel em Direito e servidor fedeeral aposentado
 



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves